TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HUMANO DEMASIADAMENTE HUMANO

Por:   •  28/4/2021  •  Artigo  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

Gabriella Ariela Froes Paiva

DOCUMENTÁRIO HUMANO DEMASIADAMENTE HUMANO

Friedrich Nietsche.

São Paulo - SP

2021

GABRIELLA

   O documentário abrange a vida, frases e memórias que temos de Friedrich Nietzsche, fazendo com que nós tenhamos o nosso pensamento por nós mesmos.         Para ele os seres humanos são um conjunto de ideias, no entanto todos somos capazes de pensar por nós mesmos sem que exista uma influência de algo ou alguém, apesar de sentir grandes influencias do enfraquecimento moral e intelectual. E da mesma maneira ele nos incita a pensar por nós mesmo, não é algo guiado somos exatamente nós que nos guiamos a partir de próprias ideias. O grande desafio para ele era ser um: espírito livre que seria como estar disposto a se atrever e ter novas perspectivas e questionar as próprias opiniões e ser imparcial o bastante para buscar um próprio caminho.

     A sua relação com Deus e religiões eram extremamente questionáveis uma vez que ele estudou quando pequeno em um internato religioso, ele começa a realmente pensar sobre um Deus inexistente quando o seu pai teve uma doença que levou ele a óbito e logo após o irmão também morreu, para ele a igreja é o arbitro da moral a ideia de que não existe a verdade “Deus esta morto, pois nós matamos Deus”. Compreendia a morte de deus como o lugar de algo novo, liberdade do homem como a medida do universo.  O mais provocativo ataque veio a ser escrito no final da sua vida aonde ele proclama a morte de deus. Ele gritava “onde está Deus? Nos o matamos eu e você.”

   Entra em questão também o bem e o mal, o certo e o errado, no entanto o que seria cada uma dessas coisas?

A busca do desconhecido para o conhecido, além do bem e do mal e se o bem e o mal dependessem um do outro.

  O que é o bem?

Tudo aquilo que leva no homem o sentimento de poder, a vontade de poder, o poder em si mesmo.

  O que é o mal?

“Tudo aquilo que nasce da fraqueza, o que é mais nocivo que qualquer vicio? Piedade ante de todos os fracassos e debilidades, isso é o cristianismo, o cristianismo é a religião da piedade somos privados de todas as forças quando sentimos compaixão. Tudo é gerado no útero da eternidade e vai além de bem ou mal, ele transcende a imundice como ele descreve, o principal artigo de fé é que não se pode florescer com pessoas com o mesmo pensamento, ou realidade idêntica”.

   Afinal, quem foi Nietzsche no seu mais intimo?

Ele foi denominado professor de filologia clássica na universidade de Basiléia e havia se libertado da amarra do cristianismo. Era um grande admirador da filosofia pessimista de Arthur Shopenhauer, ele o condenava de uma solidão selvagem. Apaixonou-se por Loue Andreas Salomé, estudante brilhante de 20 anos, ele a descreve como sagaz como uma águia e feroz como um leão, ela foi apresenta pelo seu amigo psicólogo Paul Ree, e ambos viviam como espíritos livres na Itália. Loue e Paul o abandonam e ele fica ainda mais pessimista,  no final da  sua vida ele sofreu de demência, fazendo com que pensassem que ele havia enlouquecido assinava como Dionísio ou crucificado ele realmente se considerava deus aguentando tantas dores da humanidade. Em 1900 ele morre de infecção pulmonar afirmando sua identidade não como deus e sim como um ser humano cheio de falhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com