TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia dos numeros

Por:   •  5/11/2015  •  Dissertação  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

 Os Números: Historia de uma grande invenção

Introdução:

Os homens da antiguidade viveram há milhares de anos e não tinham entendimento do que seria contar e nem sabiam como fazê-los.

Os homens desta época sobreviviam da caça, da pesca e dos frutos, com a intensidade em que a população crescia criou a necessidade de se controlar seus animais e para este controle eles faziam uso de pedras para associar a quantidade de animais e frutos.

Para se cuidar das ovelhas, por exemplo, e saber quantas tinham, eles pegavam as pedras e para cada ovelha era usada uma. Em matemática, chama-se: correspondência um a um, para cada animal uma pedra.

As pesquisas apontam também que para se fazer as contagens os  homens primitivos usavam os dedos  para contar , por exemplo para cada objeto se usava um dedo. Este sistema com a contagem dos dedos se usa ate os dias atuais pelas crianças que se inicia no processo de aprendizagem com a matemática.

Na medida em que foi evoluindo o homem e aumentando seus conhecimentos, sentiu-se a necessidade de registrar tudo que se contava então ele começou a fazer uso de outros objetos como o uso de pau e também fazendo marcações nas paredes das cavernas. Esta era uma maneira para eles terem controle de seus rebanhos e das coisas que se compravam e vendiam.

Adição e subtração

A ideia de juntar, reunir e acrescentar esta relacionada à adição e a de retirada de subtração.

Para que haja uma compreensão dos números e fazer adição ou subtração é necessário entender as regras básicas do sistema numeral decimal.

Utilizar técnicas de cálculos é importante para que não fique somente na parte técnica de aprendizagem, assim a criança desenvolverá o seu cognitivo, seus conhecimentos e além de tudo aprenderá diversas formas de realizar adição e subtração.

A técnica usada do calculo mental pelas crianças, demostram que elas têm autonomia e são crianças seguras que futuramente terão mais facilidade para resolver situações problemas.

Para que haja uma facilidade desta aprendizagem, pode se utilizar o ábaco que é um objeto e a criança poderá aprender brincando.

Com o ábaco poderemos desenvolver com elas situações problemas e demonstrar como é utilizado, ou seja, fara com que a criança obtenha o conhecimento que 10 unidades é formada por 1 dezena, e que 10 dezenas é formada por 1 centena e assim por diante.

As crianças tem grande dificuldade com o processo do ¨vai um¨ e isto causa muita confusão na mente deles, por isto é importante a representação  por um objeto entre eles e o mais utilizado são o ábaco e o material dourado.

A subtração para os alunos esta associada ao processo de retirar e isto causa também confusão na cabeça das crianças. E para que isto seja evitado devemos explorar recursos juntos com eles para que haja uma melhor compreensão dos conceitos e das propriedades da subtração.

DIVISÃO

O ser humano lida com a divisão no dia a dia, desde sua infância,exemplo disto é quando uma criança recebe algum doce e tem que compartilhar com outras crianças de maneiras que todos ao seu redor recebam o mesmo doce.

Exemplo: 10 chicletes para 5 colegas ou irmãos, ela terá que distribuir de maneira igual para que todos recebam os chicletes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com