TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historico da educação de jovens e adultos

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.054 Palavras (17 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO ITACARAMBI-MG

CURSO: PEDAGOGIA

Disciplinas Norteadoras

Ética, Política e Cidadania

Políticas Públicas da Educação Básica

Educação e Diversidade

Psicologia da Educação e da Aprendizagem

Práticas pedagógicas – Gestão da Aprendizagem

                                           

                         

Adriana Correa da Mota

                                               

RA: 3087830050

Eliete Nunes da Silva

RA; 3087830048

Produção Textual

São João das Missões

23 de outubro de 2018

Sumário

Capitulo I

Produção Textual

Introdução __________________________pag. 1

Desenvolvimento ____________________pag.3

Conclusão __________________________pag.12

Referências _________________________pag.13

EDUCAÇÃO PARA TODOS, UM PASSO PARA A REALIDADE

A educação nasceu na Grécia antiga junto com a filosofia e os filósofos os filósofos, mas conhecido da época era Sócrates, Platão, Aristóteles Pitágoras e outros cada filosofo desses fundaram escolas que ensinavam entre filosofia, ciências e outros conhecimentos relevantes para a época. No entanto todo esse conhecimento era passado para a classe que possuíam patrimônio e dinheiro e dos sexos masculinos, ou seja, as mulheres não faziam parte do ensino na época.

     O filosofo Aristóteles foi de suma importância para fazer a separação das seguintes conhecimentos e boa parte dessa separação e com nos conhecemos no dia a dia de hoje como disciplinas.

        De lá para Cá a educação passou por várias transformações um deles chamados período da escuridão onde a igreja tomou como posse a educação e os conhecimentos eram ensinados só dentro da igreja à população não tinha direito a estudar, pois só os padres, frades e outros tinham esses  direitos pois os mesmo alegavam que o conhecimento vinham de deus e só  eles tinham capacidades de interpretar  pois tinha sido escolhido por Deus,mas algumas famílias da época perceberam que conhecimento era poder, assim os mesmos falavam para os dirigentes das igrejas que seus filhos tinha vocação para ser padre,só assim a população começou a ter acesso aos conhecimentos, uns desses jovens que os pais conseguiram colocar na igreja e estudar foi conhecido como Martinho Lutero.Onde iniciam a luta por ele contra as coisas errada da igreja,assim o mesmos iniciam a luta contra a igreja que vendiam indigência ou seja a salvação no céu ,dizendo que era o próprio Deus que ordenavam eles fazerem esses tipos de coisas, com isso Martinho Lutero começavam por eles em contradição falando que qualquer pessoa que aprende a ler e a escrever pode interpretar as escrituras assim nasceu a igreja protestante e a educação, das pessoas comum , esse período foi chamado o iluminismo onde as pessoas começaram a entender perceberam que podiam andar com as própria pernas e pensamentos, dando assim um avanço na educação e algumas tecnologias da época.

      Já na era contemporânea nasceu um grande pensador no cunho da educação chamado Comênius, este pensador falava que para a educação atingir a grande massa e ser de igualdade para todos, a educação teria que ser do estado e custeados por eles, onde os mesmos governantes iriam construir as escolas, fazer o pagamento das pessoas da educação os chamados professores.

           As famílias tinham o dever de colocarem os filhos nas escolas e ajudarem os mesmos na aprendizagem, mas, ainda nos dias de hoje podemos dizer que os pensamentos de Comenius ainda não foram concretizados.

2º Comenius se, portanto, queremos igrejas e estados bem ordenados e florescentes e boas administrações primeiro que tudo ordenemos as escolas e façamos – lãs florescer, a fim de que sejam verdadeiras e vivas oficinas de homens e viveiros eclesiásticos, políticos econômicos. Assim facilmente atingiremos o Nosso objetivo: doutro modo, nunca o atingiremos. (Rosa da Silva apud Comenius; 1966 p.71).

Comenius falam que os indivíduos devem aprender e fazer o uso dos seus aprendizados forma que não devore o que está aprendendo, mas que os indivíduos intérprete os conhecimentos e fazem o uso dos mesmos durante toda sua vida ajudando a si e os outros de forma que toda sociedade vivam bem com qualidade de vida.

Que todos se formem com uma Instituição não aparente, mas verdadeira, não superficial, mas solida; ou seja, que o homem enquanto animal racional se habitue a deixa-se guiar, não pela razão dos outros, mas pela Sua, e não apenas a ler nos livros e a entender, ou ainda a reter e a recitar de cor as opiniões dos outros, mas a penetrar por si mesmo até o amargo das próprias coisas e a tirar delas os conhecimentos Genuínos e utilidades (Rosa da Silva Apud, Comenius; 1966 p.71).

Assim se deu a educação no mundo passando por todos os países e continentes. Já no Brasil a educação se deu com o senhor dos escravos onde a educação era só para os filhos do senhor de engenho, os indígenas e os escravos não tinha direito aos ensinamentos e, os ensinamentos era passado de pai para filho ou seja dentro do âmbito familiar.Essa era chamava-se  Brasil colônia , uma época onde tinha uma grande necessidade de mão de obra barata , onde houve a necessidade e tentativa de escravizar além dos negros os indígenas mas, a nação  indígena não aceitou esse tipo de conduta .Sendo assim os governantes da época teve uma excelente idéia como os indígenas  da época falava tupi guarani os senhores   decidiram  que todas nações indígenas ,negras ou brancas deveria falar a língua tupi –guarani. Assim se deu um período da historia. Isso na tentativa de ensinar os índios os seus costumes e com isso escraviza – los até conseguiu por um tempo, mas ai os indígenas se revoltaram com essa conduta, os governantes da época nervoso e frustrados baniram a língua tupi-guarani e que a partir daquele momento só iria falar somente o Português. Assim se passaram muitos anos e a educação sendo passado de pai para filho ate que em 1837 os governantes da época resolvem criar uma escola que passou a se chamar Colégio Pedro Segundo. A idéia principal era que o estado contribuísse com a manutenção da escola e com os profissionais da época os chamados professores, e assim se deu no próximo ano. Em 1838 começou o colégio Pedro Segundo a funcionar a todo vapor. E mais uma vez a escola era para os filhos dos mais ricos e a grande massa, mas uma vez fica desfavorecido, o então sonho de Comênius começa a virar realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (352.5 Kb)   docx (246.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com