TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil Afro Brasileira

Monografias: Literatura Infantil Afro Brasileira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 2

1 - INTRODUÇÃO

A pesquisa proposta neste projeto busca compreender a importância da Literatura Afro brasileira na educação Infantil na formação sócio- cultural da criança. O trabalho com literatura afro brasileira, com crianças que não sabe ler, gera muitas dúvidas entre os docentes envolvidos com a educação infantil. Muitos inclusive subestimam a capacidade de leitura que a criança adquire, mesmo antes da alfabetização. Às vezes por não ser uma prática tão frequente, trabalhar com a literatura Afro brasileira nas creches, os docentes passa a não valorizar estes momentos de contação de histórias, e com isto, consequentemente, a criança também passa a não valorizar esses momentos .

Através de pesquisas sobre o assunto, será possível observamos á respeito dos benefícios que o trabalho com literatura infantil, através da contação de histórias, que por sua vez proporciona ás crianças na faixa etária de 01 a 4 anos, pois, ouvindo histórias, a criança é capaz de, interagir com as histórias, acrescentar detalhes, personagens ou lembrar de fatos que passaram despercebidos pelo contador. Essas histórias são fundamentais para que a criança estabeleça a sua identidade, compreender melhor as relações sócio cultural e de certa forma liberar suas emoções, o que contribui profundamente para seu desenvolvimento enquanto pessoa e cidadão e o docente é um grande mediador neste processo. E para tanto:

“A literatura Infantil é antes de tudo,literatura,ou melhor,é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo,o homem,a vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática, o imaginário e o real,os ideias e sua possível /impossível realização”... (Coelho, Nelly Novaes 2000, p. 27)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com