TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Alfabetização de Adultos no Brasil

Por:   •  21/9/2016  •  Monografia  •  5.682 Palavras (23 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 23
  1. INTRODUÇÃO


              
O presente estudo tem como enfoque principal a História da Alfabetização de Adultos no Brasil, ou seja, o conjunto de processos de aprendizagens, formais ou não formais, graças aos quais as pessoas, cujo entorno social considera adultos, desenvolvem suas capacidades, enriquecem seus conhecimentos e melhoram suas competências técnicas ou profissionais ou as reorientam a fim de atender suas próprias necessidades e as da sociedade.

              O interesse pelo tema em questão surgiu a partir do contato com a disciplina Educação de Adultos do Curso de Pedagogia, que trata especificamente dessa temática. Por isso, ao longo dessa pesquisa, pretende-se conhecer e analisar os métodos e práticas educativas aplicadas na EJA. 

              A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem ganhado maior projeção nos últimos anos devido à sua inserção nas redes públicas de ensino, fruto de discussões no âmbito das políticas públicas. Esse lugar, que aos pouco foi sendo reconhecido, e a visibilidade atual dessa modalidade de Educação Básica, muitas vezes causam a impressão de que a Educação de Jovens e Adultos é uma realidade recente, construída a partir dos anos 1990. Recuperando a história da EJA no Brasil, quer-se mostrar que a expansão e o reconhecimento que essa modalidade conseguiu nos últimos tempos refletem uma trajetória de lutas, avanços e retrocessos, descobertas e, sobretudo, muita resistência em afirmar a educação como direito de todos.

        A primeira grande reflexão que se apresenta nesse longo percurso é a aproximação, sempre evidente, entre educação de adultos e alfabetização de adultos. Mesmo nos dia atuais, quando se pensa em educação de adultos o que vem à cabeça é alfabetização. Por certo, não podemos negar essa estreita relação, pois ela é fruto de longa construção histórica, em que a maioria das ações se concentrava nessa área especifica. Porem, depois de um acúmulo de mais de 50 anos de lutas e experiência, já conseguimos visualizar que a educação de adultos abrange um leque muito maior de possibilidades de investimentos.

        Uma segunda reflexão, agora mais abrangente e estritamente do ponto de vista histórico, faz ver que a educação sempre foi marcada por processos descontínuos e campanhas que, em sua maioria, não foram suficientes para consolidar a escolarização desse enorme contingente de brasileiros. Historicamente, a EJA sempre foi tratada pelas políticas educacionais de forma secundária, sem que fosse possível construir, em base sólida, sua difusão nos sistemas de ensino.

        As ações nessa área foram sempre tomadas por baixo, barateadas, envolvendo poucos investimentos. Era como se, para o adulto analfabeto, bastasse apenas aprender algumas poucas coisas, pois não se acreditava que ele pudesse chegar muito longe e, mais que isso, o retorno do investimento feito em educação de adultos seria insignificante para a sociedade.

        A partir dos anos de 1940, começam a serem implementadas ações mais abrangentes no campo da EJA. Até então, na maioria dos casos, a educação de adultos tinha um sentido salvífico e moralista, muito aproximado de um sentimento de caridade e missão em favor dos pobres. Isso reforça a ideia de que a EJA esteve sempre aliada à concepção de que já nascia com vocação para se extinta, pois quando se erradicasse o problema do analfabetismo, ela estaria finalizada. Não foi o que a história mostrou. Chegamos aos anos 1990, reafirmando que a educação é um direito de todos e que a EJA representa uma parte significativa na abertura deste novo século.

Justifica-se esse estudo porque a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que pretende atender uma demanda de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino básico ou não o concluíram na idade própria por diversos motivos. Um dos motivos pelo abandono escolar geralmente é atribuído à inserção, ainda criança ou adolescente, do aluno no mundo do trabalho (seja formal ou informal, em casa, ou fora de casa).

O problema a ser pesquisado nesse trabalho é quais os principais fatores que contribuíram para a implementação do Ensino da EJA no Brasil e no mundo?    

As hipóteses levantadas foram que ao procurar traçar um panorama bem amplo da história da EJA no Brasil, vemos que ela possui uma trajetória de muitos percalços. Trata-se de uma história marcada por descontinuidade, desarticulação das ações e, consequentemente, por uma falta de políticas públicas específicas para o setor. Ao longo de mais de meio século de tentativas, investimentos e campanhas contra o analfabetismo, os percentuais estatísticos mostram que os índices de adultos não escolarizados no Brasil ainda passam da escala de milhões de pessoas. Tal afirmação reflete a completa ineficiência das sucessivas campanhas desenvolvidas pelas instancias governamentais desde a década de 1940, campanhas essas que, embora mudassem de nome, estratégia ou foco, sempre mantiveram a essência de se fazer política pobre para os pobres.

Mas, se por um lado olhamos para essa história com um sentimento de estagnação, de pouca mobilidade e de retrocesso constante, por outro temos que reconhecer que foi no interior das lutas pela educação de adultos que se gestaram algumas das experiências e reflexões mais interessantes sobre educação neste país. Os conceitos e práticas de educação popular, concebidos entre o final dos anos 1950 e início dos anos 1960, são hoje reconhecidos mundialmente.

O objetivo geral desse trabalho é analisar a história e a luta para implementação da EJA no Brasil. E os objetivos específicos foram: Identificar o perfil dos alunos dessa modalidade de ensino; levantar as dificuldades apresentadas no ensino da EJA e compreender a EJA sob o ponto de vista legal.

O presente estudo tem como referenciais metodológicos, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental. 

O desenvolvimento da pesquisa consiste na leitura de autores que desenvolveram pesquisas que perpassam a temática em estudo, a fim de embasar teoricamente toda a pesquisa. 

Já a pesquisa documental analisa a implementação, a regularização e as reformas legais que ocorreram ao longo da história da EJA. Essa modalidade de pesquisa permite analisar documentos que se constituem de dados ricos e estáveis, podendo ser obtidos sem um contato direto com o sujeito da pesquisa. 

  1. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 

                     Muitas vezes definimos erroneamente Educação de Jovens e Adultos. Por isso, antes de iniciar esse estudo, é necessário conhecer um pouco da história dessa modalidade de ensino. 

              Segundo Freire (apud GADOTTI, 1979, p. 72) em Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e proposta, os termos Educação de Adultos e Educação não formal referem-se à mesma área disciplinar, teórica e prática da educação, porém com finalidades distintas. 

        Esses termos utilizados referindo-se a uma área especializada da Educação, tem sido popularizados principalmente por organizações internacionais, a exemplo da UNESCO, mas, no entanto, existe uma diversidade de paradigmas dentro da Educação de Adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (205 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com