TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem e sociedade

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Imunologia Laboratorial


Métodos Laboratoriais usando anticorpos  

O método para produzir anticorpos monoclonais aumentou em muito nossa habilidade de produzir anticorpos para praticamente necessidade desejada muito dos usos de anticorpos dependiam da habilidade do anticorpo e do antígeno de formar grandes complexos imunológicos em soluções  que podiam ser detectados por métodos ópticos.

A imunologia tem o papel de investigar e orientar, no diagnóstico das patogenicidade através dos 2 tipos de imunidade. Imunidade natural é a defesa inicial entre microrganismos e produtos das células lesadas. São mecanismos de defesas celulares e bioquímicos que estão presente antes que haja uma infecção e que são programados para responder rapidamente quando ocorrer, resultado de exames laboratoriais.

Imunidade adquirida desenvolve-se em resposta a infecções e adaptam a ela. Possui grandes especificidades para distinguir diferentes moléculas e habilidades de memória que permite responder com mais intensidade.

O sistema imunológico baseia-se nas relações antígeno-anticorpo.

Antígeno (AG):  substância estranha que induz resposta imune por causa um produção de anticorpos ou linfócitos sensibilizados que reagem especificamente com a substância imunógeno.

Anticorpo (AC):  proteína do soro que foi induzido e reage especificamente a uma substância estranho (antígeno) imunoglobulina.

Reações e Precipitações

As reações de precipitações ocorrem entre antígenos e anticorpos AG e AC.  Ocorre precipitação máxima quando a quantidade de  antígenos e de anticorpos são equivalentes (zona de equivalência). O fenômeno prozona (responsável pelos resultados falso-negativos) acontece quando ha excesso de anticorpos, e necessário que haja diluições de antígenos.

Titulo do Anticorpo: ensaios quantitativos, produção de anticorpos contra um determinado antígeno, nesses ensaios as partículas são mistura com diferentes diluições de soro do paciente, considera como resultados de produção de anticorpo a maior diluição que ocorre a visualização.

Reações de Precipitações em meios líquidos: Consiste em se colocar tubos de ensaio ou em tubos capilares uma solução de anticorpos conhecidos (soros hiperimune), adicionando cuidadosamente, a solução antigênica, que deseja pesquisar.  As moléculas ira se difundirem-se através de outra solução formando um gradiente de concentração.

Reações de imunodifusao dupla (imunodifusao de OUCHTERLONY):  Em uma delgada camada de gel  sobre uma lamina de vidro escavam-se pequenos orifícios, em um deles colocam-se soro ou  plasma e em outro coloca-se o antígeno. Um difunde em direção a outro formando se precipitação, quando a concentração e pequena as bandas não são visíveis. Necessitando o  uso de corantes para proteínas.

Reações de Aglutinação

Aglutinação é a reação de um anticorpo  presente ou  produzido no plasma sanguíneo com determinados antígenos na membrana das hemácias.  As reações de aglutinação ocorrem quando um antígeno associa se com um anticorpo especifico.

Ocorre em duas etapas:

Primeira etapa: Nas associações de  um antígenos mais um anticorpo (AG+AC)

Segunda etapa: decorrência das colisões de entre as partículas, dissociações dos anticorpos e na associação das partículas vizinhas formando a malha de interação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com