TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanismo e Reforma

Por:   •  15/4/2015  •  Resenha  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

“A origem da educação escolar no Brasil- a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica”

O processo de reforma teve inicio no século XVI. O monge alemão Martinho Lutero foi um homem que contestou os dogmas da igreja católica e foi convocado a desmentir suas teses em 1521. Nas suas teses, defendia as reformas que deveriam ser feitas na igreja católica.

A igreja preocupada com a perda de fiéis resolveram traçar um plano de reação:

Catequizar os habitantes de terras descobertas, através do jesuítas, inquisição, punindo e condenando os acusados de heresias e evitar a propagação de idéias contrárias a igreja católica, que é a criação do Index Librorium Proibitorium (Indice de Livros Proibidos).

Os jesuitas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada “Companhia de Jesus”. Eles chegaram ao Brasil em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indigenas do território colonial. Com o poder dessa missão, eles ficaram respondáveis por organizar as populações indigenas e torno de um regime de trabalho e religiosidade.

Os jesuitas foram responsaveis pela fundação das primeiras instituições de ensino no Brasil Colonial,contando com colégios dentro da colônia. E com participação da igreja que teve grande importancia para a compreensão dos traços da nosso cultura.

Os jesuitas trouxeram moral e bons costumes e métodos pedagogicos. Esse método durou 200 anos e com suas regras de repetições, disciplinas diferentes e modos dinamicos fez com que funcionasse. Mas o Marques de Pombal expulsou os jesuítas e a educação ficou um caos.

A família Real, então, criou a Academia de Militares, escola de Direito e Medicina, Biblioteca e a imprensa Régia e o Brasil descoberto finalmente.

Mesmo assim, não se valorizava a educação. Tinha países que possuiam faculdades e o Brasil só foi ter uma 300 anos depois.

Hoje, a educação não é umas das prioridades no nosso país, mas com a ajuda dos professores, gestores, governo e sua equipe todo, podemos mudar a realidade e tornar a educação bem melhor, já que com a educação, todas as portas se abrem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com