TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICANDO E ANALISANDO UM PROBLEMA EDUCACIONAL

Por:   •  20/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Programa Nacional de Formação Continuada à Distância nas Ações do FNDE

IDENTIFICANDO E ANALISANDO UM PROBLEMA EDUCACIONAL

Nome: Jamile Lima Batista,

Lázaro Marciel da Silva Ribeiro

Tutor: Gilmário Santos da Silva

                                                        

Santanópolis-Ba, 20 de outubro de 2021

  1. INTRODUÇÃO:

“O FNDE é responsável por executar parte das ações do MEC relacionadas à Educação Básica, prestando auxílio financeiro e técnico aos municípios e executando ações que contribuam para uma Educação de qualidade.

Ele tem como finalidade captar recursos financeiros e canalizá-los para o financiamento de projetos de ensino e pesquisa, de acordo com as diretrizes do planejamento nacional da Educação. A execução de alguns projetos relacionados à Educação Superior e ao Ensino Técnico também é de responsabilidade do FNDE.”

A nossa sociedade é reflexo dos costumes, tradições, normas e regras dos nossos antepassados e isso não é diferente na área da educação. É certo que o mundo está em constante evolução, portanto faz-se necessário que a capacitação de qualquer servidor da área de educação seja primazia nos municípios.

Hoje mais do que nunca, sabemos que a Educação é a uma das maiores maneiras de diminuir a desigualdade social no país. Sendo assim, a Escola, professores e funcionários devem trabalhar de forma conjunta e não de forma desconexa.

O presente trabalho tem como objetivo a formação, especialização, a “capacitação e formação continuada” dos professores, porque o município deve acompanhar os processos e novas adaptações que o mundo está passando, logo, os profissionais constantemente deve rever seus saberes, sua conduta, afinal a formação recebida hoje é reflexo dos professores.

“A LDB nº 9394/96 reforça a exigência para os cursos de formação que supram não só as deficiências resultantes do distanciamento entre o processo de formação docente e sua atuação profissional, mas também a necessidade de preparar um professor bem afinado com as práticas pedagógicas voltadas para a construção do conhecimento de acordo com as exigências que se colocam no atual estágio do desenvolvimento da humanidade”.

  1. PROPOSTA DE SOLUÇÃO:

Existem algumas soluções que podem ser aplicadas nesse processo de desenvolvimento dos profissionais como:

  • Incentivar os servidores da educação a estudarem e se capacitarem mais;

  • Realizar reuniões com debates para os profissionais discutirem práticas feitas nas escolas municipais, e observarem o andamento da alfabetização e formas de melhorarem conforme a necessidade dos alunos;

  • Cursos de capacitação oferecida pela Secretária Municipal de Educação, na semana de Jornada Pedagógica, que serviram para contribuir na melhoria do ensino local, proporcionando as crianças e adolescentes um ensino integrado, capacitando-as para enfrentar desafios e as adversidades sociais;
  • O Município pode utilizar 40% do FUNDEB, destinado a formação do professor em serviço, para gastos durante a formação onde a prefeitura garanta aos cursistas, transporte e a inscrição, quando for necessário custo para a formação;
  • Promover oficinas durante o ano para todos os servidores da Educação;
  • Investimento na continuidade dos estudos dos professores, visando o crescimento profissional;
  • Habilitar docentes atuantes na educação básica, por meio de ensino a distância, com carga horária de 40 horas e certificando cada um dos cursistas.

Vale ressaltar, que o professor, bem como qualquer outro profissional deve buscar melhoria na sua capacitação e formação adequada para exercer com excelência sua profissão.

A escola e o professor tem um papel de suma importância na criação de uma sociedade mais justa. “Scientia potentia est” significa “Conhecimento é poder” muitas vezes atribuída a Francis Bacon, apesar de não ser conhecida nenhuma ocorrência precisa dessa frase nos escritos em latim ou em inglês de Bacon. No entanto, a expressão "ipsa scientia potestas est" ("conhecimento em si é poder") aparece nas suas Meditationes Sacre (1597). A exata frase "scientia potentia est" foi escrita pela primeira vez na versão de 1668 da obra Leviatã de Thomas Hobbes, que foi secretário de Bacon quando era novo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com