TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTANCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Por:   •  10/7/2017  •  Artigo  •  3.368 Palavras (14 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 14

1.1 IMPORTANCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

As brincadeiras é uma que proporciona benefícios ao desenvolvimento das crianças. Por isso o brincar deve fazer parte do seu cotidiano. Segundo Lima (1992, aput Gomes 2000), o brincar significa o conjunto de atividades que se assemelham entre si pelo caráter lúdico, trata-se de uma forma de atividade que possui a característica de combinar a ficção com a realidade. Para o autor ao brincar o sujeito trabalha com informações, dados e percepções da realidade.

Situações de conflito também fazem parte na vida da criança e esta consegue superar através das brincadeiras.

Segundo Piaget (1975), “os jogos estão diretamente ligados ao desenvolvimento mental da infância; tanto a aprendizagem quanto as atividades lúdicas constituem uma assimilação do real”.

Através da interação ativa com as pessoas e objetos a criança procura compreender o mundo,e procura adaptar-se ao meio, nesse processo constante vão surgindo novas formas de conhecimento e que podem provocar um desequilíbrio. Para alcançar um novo estado de equilíbrio dois mecanismos são associados:

a assimilação e a acomodação.

A abordagem da realidade é feita através dos esquemas de assimilação construídos pelo individuo. Assim, todo esquema de assimilação é construído e toda abordagem da realidade supõe um esquema de assimilação.( Moreira, 1985, p. 53)

Na assimilação atribuímos significado a partir de experiências anteriores e na acomodação o organismo se transforma para adaptar-se ao meio.

Para Piaget (1975), cada ato de inteligência é definido pelo equilíbrio entre dois mecanismos: assimilação e acomodação. Na assimilação, o sujeito incorpora eventos, objetos ou situações dentro de formas de pensamento que constituem as estruturas mentais organizadas. Na acomodação, as estruturas mentais existentes reorganizam-se para incorporar novos aspectos do ambiente externo. Dessa maneira, durante o ato de inteligência, o sujeito adapta-se as exigências do ambiente externo.

Enquanto brincam as crianças realizam varias experiências e seus sentidos entram em ação quando exploram os objetos ao seu redor. “Brincando a criança chega a adaptação completa que consiste numa síntese progressiva da assimilação com a acomodação, o que de outro modo seria difícil acontecer”. (Piaget, 1976).

Analisando a importancia das atividades lúdicas através das bases teóricas reconhecemos que as crianças tão especialistas em brincar e mediante a brincadeira e a fantasia, adquirem experiências que irão proporcionar o desenvolvimento no aspecto cognitivo, social e motor.

No desenvolvimento cognitivo: desenvolvimento dos sentidos (tato, visão e audição), e na cognição, a capacidade do aluno solucionar problemas compreendendo a realidade em que esta inserido, refletindo sobre ela e nela interferindo.

No desenvolvimento social: estimula a cooperação, o respeito, cultivando valores e regras morais ao contexto sociocultural do aluno.

No desenvolvimento motor: envolve todo o aspecto fisiológico relacionando à aptidão física e as habilidades motoras, como por exemplo, velocidade, força, coordenação, equilíbrio.

Segundo Vigotsky, ao brincar a criança projeta-se nas atividades adultas de sua cultura e ensaia seus futuros papeis e valores. Dessa maneira o brinquedo gera oportunidades para o desenvolvimento intelectual da criança; com ele, a criança começa a adquirir motivação e as habilidades e atitudes necessárias a sua participação social, a qual só pode ser completamente atingida com a assistência de seus companheiros da mesma idade e também com os mais velhos. Nos jogos a criança adquire e inventa regras.

Em estudos sobre as atividades lúdicas vimos que o brincar é uma característica da faixa etária dos dois anos aos seis anos que é um período muito importante para o desenvolvimento infantil.

Para Marcelino (1998, p. 70) sobre a necessidade do lúdico, afirma que

o primeiro e fundamental aspecto sobre a sua importância é que o brinquedo, o jogo, a brincadeira são gostosos, dão prazer, trazem felicidade. E nenhum outro motivo precisaria ser acrescentado para afirmar sua felicidade

Na educação infantil grande parte das atividades lúdicas será o brincar simbólico onde Piaget (1951) destaca entre: brincar prático, brincar simbólico e jogos com regras.

* Brincar prático: ( seis meses aos dois anos)m – brincar sensório motor e exploratório do jovem bebê.

* Brincar simbólico: (dois anos aos seis anos) – abrange o brincar de faz-de-conta, de fantasia e sociodramatico da criança pré-escolar. Onde ela brinca de faz-de-conta, usando a imaginação. Para Piaget o brincar simbólico é “assimilativo” – adaptar a realidade para que se ajuste aos próprios desejos.

* Jogos com regras: a partir dos seis anos aos sete anos

Compreendemos que a criança ao assimilar informações já existente começa a acomodar novas informações, para se preparar a situações desconhecidas. Nas brincadeiras a criança irá desenvolver seu aspecto, o físico, emocional e intelectual e que alem de proporcionar a aprendizagem desenvolverá a linguagem e o pensamento.

Nas atividades lúdicas a criança entra no mundo imaginário colocando-se no lugar do outro podendo ser a mãe, professor, médico, aprendendo importantes valores como a cooperação, o respeito ao próximo, obediência as regras, a socialização entre tantos outros valores, carregando esta bagagem de conhecimento para experiências futuras e seu desenvolvimento.

1.2 O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA SEGUNDO A TEORIA DE J. PIAGET E VYGOTSKY

A característica da inteligência na criança muda com o passar do tempo com isso Jean Piaget definiu alguns estágios para o desenvolvimento cognitivo da criança. Segundo Piaget “um estagio comporta ao mesmo tempo um nível de preparação, por um lado, e de acabamento, por outro [...] é necessario distinguir, em toda a sucessão de estágios, os processos de formação ou de gênese e as formas de equilíbrio finais”

* Estagio sensório-motor: (0 a 2 anos) seus esquemas são construído a partir dos reflexos, percebe o ambiente e age sobre ele (interação). Caracteriza-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com