TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO DO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 9

ARLINDA DA SILVA

ROSALVA MAIA

IRANILDE DA SILVA

SHEYLA MARIA

ELAINE MARIA

MÁRCIA MARIA

JULIENE MARIA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

TECNOLOGIA ASSISTIVA FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS

IMPORTÂNCIA DATECNLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO

DO PORTADOR DE SÍDROME DE DOWN

Cabo de Santo Agostinho - PE

2017

ARLINDA DA SILVA

ROSALVA MAIA

IRANILDE DA SILVA

SHEYLA MARIA

ELAINE MARIA

MÁRCIA MARIA

JULIENE MARIA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Eixo temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino-

aprendizagem das Pessoas Portadoras de Sídrome de Down

Trabalho de pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Pedagogia em espaços escolares e não escolares; Educação e Tecnologias; Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais – Libras; Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais, Seminário Interdisciplinar III.

Professores Edwylson de Lima Marinheiro, Jackeline Rodrigues Guerreiro, Luciane Batistella Bianchini, Taísa G. G. L. Gonçalves, Natália Gomes dos Santos, Sandra Malzinoti Vedoato, Vilze Vidotte Costa, Mari Clair Moro Nascimento.

Tutora eletrônica: Gabriela Brunetto Pereira

Tutor(a) de sala: José Ronaldo dos Santos

Cabo de Santo Agostinho

2017

INTRODUÇÃO

As discussões sobre o processo de inclusão social têm se tornado cada vez mais constantes em nossa sociedade, principalmente no âmbito da educação escolar. A educação inclusiva constitui um paradigma ( padrão ) educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis.

A educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade conteporânea e do papel da escola na superação da lógica e da exclusão.

É interessante ressaltarmos que em meio a essa busca pelo ensino de maior qualidade, encontramos muitos questionamentos e leis que nos impulsionam a refletir sobre um tema bastante relevante na nossa sociedade as Pessoas com Deficiência, isso porque a Educação Especial e a Educação Inclusiva são temas que conquistaram gradativamente um espaço significativo na Escola.

A sua relevância é incontestável, e é fundamental a preparação do professor para, assim poder atuar nessa área. Nesse contexto, buscaremos abordar a relação do tema, educação especial e a sua relação com as novas tecnologias, dando ênfase as tecnologias assistivas e as crianças com síndrome de Down.

A história nos leva a perceber que foram longos anos de desafios que as pessoas com deficiência enfrentaram para que gradativamente fosse alcançado seu reconhecimento na sociedade.

A história nos leva a perceber que foram longos anos de desafios que as pessoas com deficiência enfrentaram para que gradativamente fosse alcançado seu reconhecimento na sociedade. Na antiguidade por sua vez, as relações econômicas que definem a relação do homem com a sua realidade eram representadas na sua grande maioria pela agricultura, pela pecuária e pelo artesanato. Os valores sociais estavam atrelados a sua relação com a natureza e a sua subsistência, os senhores detinham o poder, transformando a sociedade de certo modo ditadora e patriarcalista.

1.1 Breve Histórico da Educação Especial no Brasil

A escola historicamente se caracterizou pela visão da educação que delimita a escolarização como privilégio de um grupo, uma exclusão que foi legitimada nas politicas e práticas educacionais reprodutoras da ordem social.

A educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum.

No Brasil, o atendimento ás pessoas com deficiência teve inicio na época do império .

Em 1961, o atendimento educacional ás pessoas com deficiência passa a ser fundamentado pelas disposições da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a LDB. Em 1973 o MEC cria o CENESP ( Centro Nacional da Educação Especial ), responsável pela gerência da educação especial no Brasil. O estatuto da criança e do adolescente reforça os dispositivos legais supracitados ao determinar que “ Os pais ou responsáveis tem a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino ”.

Em 1994, é publicada a politica nacional de educaçãao especial orientando o processo de “ integração instrucional ” que condiciona o acesso de alunos com necessidades especiais ás classes comuns do ensino regular.

A atual lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( LDB ), preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar ao alunos curriculo, metodos, recursos e organização especificos para atender ás suas necessidades. As diretrizes ampliam o carater da educação especial para realizar o atendimento educacional especialiado complementar ou suplementar a escolarização.

Vale ressaltar a relevância que o pedagogo tem para o desenvolvimento das práticas inclusivas no contexto escolar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com