TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NA VIDA DO SER HUMANO

Por:   •  17/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

        Influência das tecnologias na vida do ser humano

        Criamos a tecnologia para podermos usufruir de seus benefícios, como consequência ela acaba influenciando nossas vidas em quase todos seus aspectos. Ela está presente desde a nossa alimentação até nossa educação. Até mesmo nos nossos relacionamentos com as pessoas, antigamente nossos avós ou os pais deles saiam até a praça para poderem conversar com seus amigos, quanto tinham que fazer trabalho de escola eles dormiam um nas casas dos outros, hoje em dia quando queremos conversar com alguém, declarar como estamos nos sentindo, no que estamos pensando, ou mesmo fofocar alguma coisa nós não vamos até a praça mais, não chamamos nossos amigos para nossas casas e sim entramos na internet e acessamos uma rede social, como o facebook. Não mandamos cartas mais e sim e-mails.  Antes, para encontrar um parceiro era muito difícil para quem não tinha muita habilidade com a conversa, ou ser “bom de papo” como se diz. Agora, de certa forma ficou mais fácil se relacionar pois não precisamos estar frente a frente com esta pessoa, bastando apenas conversar com ela pela internet. E, ao mesmo tempo as opções são muitas, já que as chances de encontrar alguém com o seu perfil aumentaram muito. Mas será que isso não tem nenhum ponto negativo? Vale ressaltarmos que esse tipo de relacionamento é extremamente perigoso, pois as pessoas esquecem que elas estão muito mais expostas do que imaginam, muitas pessoas colocam telefone e endereço nas redes sociais e mesmo sem colocar essas informações é possível descobrir em que lugar elas estudam ou trabalham através das fotos que elas postam ou dos amigos que elas tem em sua rede de relacionamentos. Já tem-se várias pessoas presas por criarem perfils falsos na internet, pois através desse perfil falso elass se relacionavam com crianças se passando como amigas delas enquanto que na verdade eram pedófilos. Mais uma vez deve-se salientar a importância do olhar, do toque, de sentir o calor humano e poder avaliar melhor quem você pretende manter um relacionamento, seja de amizade ou amoroso.

        Muitos especialistas afirmam que o endereço que as pessoas usam comumente, cada vez mais deixa de ser o da sua casa. Ou seja, o endereço passou a ser o eletrônico. É o número do celular ou os e-mails. A sua morada agora é virtual. Já inventaram até jogos onde se pode levar uma vida virtual simultânea a uma vida real.

No Brasil por exemplo, o número de celulares ultrapassou o número de habitantes. O avanço desses exemplos de tecnologia pode ser notado em vários ramos da sociedade. Na educação, por exemplo, o computador tornou-se uma ferramenta essencial no processo de ensino e aprendizagem. Os curso técnicos ou superior à distancia, que vieram possibilitar a muitas pessoas o acesso à educação com a facilidade de participar desse processo sem ter que necessariamente sair de casa, anos atrás era uma realidade distante que a tecnologia tornou possível graças ao avanço dos computadores. Até mesmo o governo tem utilizado esse meio tecnológico, devido a agilidade no tratamento das informações, nos processos de transparência das ações governamentais e na realização de licitação por meios eletrônicos. É fato que a tecnologia evoluiu e continuará a evoluir e trazer várias facilidades no dia-a-dia. Espera-se que no decorrer do tempo ela traga mais benefícios e que as pessoas a usem de forma consciente para que não sejam, e nem se tornem, escravas dessa inevitável influência.

        Na tradição antiga da cultura humana, a alimentação tinha caráter sagrado. Lugar privilegiado do amor no interior da família. Porém hoje em dia as refeições têm sofrido um triste impacto da tecnologia midiática. Famílias preferem sentar-se à mesa diante da TV ligada de modo que os olhares vagueiam do prato para a tela, em vez de descansar no rosto das pessoas. As palavras entre as pessoas cedem lugar para os diálogos das novelas ou ao som que saí do foninho de ouvido. Enfim, a relação entre pais e filhos se transfere para o contato virtual com o aparelhinho das notícias e imagens. Desperdiçam-se os poucos momentos de encontro familiar para continuar-se na superficialidade vazia de tanta imagem e ruído.
        Não se pode falar sobre a tecnologia no cotidiano sem falar dos principais agentes de sua evolução: as guerras e conflitos. Foi nos períodos que antecediam as guerras que a tecnologia deu grandes saltos, pois é sabido que, para conquistar a vitória, o parque tecnológico deve ser o mais potente possível. 
Na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, muitos consideram que as armas eram muito avançadas para sua época. E evoluíram ao ponto de se utilizar componentes químicos para aniquilar os inimigos, como o famoso Agente Laranja utilizado na Guerra do Vietnã, que derrubava as folhas das árvores, deixando os soldados desprotegidos, e o Gás Cianídrico, utilizado pelos nazistas no extermínio dos judeus. E não somente os armamentos evoluíram. Novos tipos de comida surgiram em situações de conflito, como a soja pronta.
Mas os equipamentos tecnológicos também ajudam a desvendar crimes. O caso mais recente e que foi largamente noticiado nos sistemas de televisão foi o da menina Isabella Nardoni, que morreu após cair do sexto andar de um apartamento. O luminol, reagente que emite uma luz fosforescente que identifica a presença de sangue mesmo lavado, e o Crimescope, que identifica materiais orgânicos, como pêlos, são provas concretas de que o avanço da tecnologia é essencial para concluir investigações criminais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com