TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERDISCIPLINARIDADE COMO FORMA DE ENSINAR

Por:   •  1/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 INTERDISCIPLINARIDADE COMO FORMA DE ENSINAR        4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi construído a partir de questões levantadas pela orientadora de turma do curso de pós-graduação: por que há dificuldade em trabalhar em modo interdisciplinar? Por que os profissionais se isolam em seus processos de ensinar e aprender?  A interdisciplinaridade é uma forma eficiente de conduzir o processo pedagógico? Também, através de pesquisa, debate, reflexão tendo como de partida o tema interdisciplinaridade. O objetivo deste trabalho é trazer respostas a algumas questões que nos rodeiam sobre interdisciplinaridade, estas questões levantadas motivaram a promover uma entrevista independente a professores da rede de ensino estadual e municipal (a identidade dos profissionais foi mantida em sigilo para evitar constrangimentos), com perguntas previamente definidas, para assim sanar algumas questões sobre os desafios de se trabalhar de forma interdisciplinar, alguns dos desabafos e experiências vividas no âmbito escolar foram colocadas no mesmo. Este trabalho também é composto por um exemplo de prática pedagógica interdisciplinar onde abrange muitas das disciplinar compostas no currículo escolar, inclui o tema, a disciplina, objetivos, métodos, materiais e formas de avaliação.


  1. INTERDISCIPLINARIDADE COMO FORMA DE ENSINAR

Sabemos então que interdisciplinaridade nada mais é que a interação de duas ou mais disciplinas, estas disciplinas relacionam seus conteúdos onde uma matéria auxilia a outra para o mesmo propósito interagir, promover e seguir juntos em direção ao conhecimento, ela deve ser aplicada desde as séries iniciais do ensino fundamental onde os professores devem incentivar seus alunos a construírem relações nas diversas disciplinas do currículo escolar. Segundo Piaget, a interdisciplinaridade seria uma forma de se chegar à transdisciplinaridade, onde alcançaria as interações entre as diversas ciências, etapa esta onde não haveria mais fronteiras entre as disciplinas.

Veja a baixo um exemplo de prática pedagógica interdisciplinar:

Tema: Reciclagem                                Disciplina: Português 

Objetivo: Promover conscientização, através de debates, o conhecimento e reconhecimento dos diversos tipos de materiais recicláveis, bem como a identificação visual de lixeiras, suas cores e os lixos, separação e reciclagem, troca de ideias, informações, criação de cartazes com poemas, versos e frases, exposição, entre outros.

Método: Criação de cartazes com frases ou poemas de alerta sobre o tema estudado para exposição na escola e conscientização.

Material: Cartolina, canetão, lápis de cor, giz de cera...

Avaliação: participação, interação, cooperação, elaboração, etc.

Tema: Reciclagem                                Disciplina: Matemática 

Objetivo: Promover conscientização, debates e rodas de conversa, o conhecimento e reconhecimento dos diversos tipos de materiais recicláveis, identificação visual de lixeiras, suas cores e os lixos que corresponde a cada cor, interação, participação, troca de ideias, informações entre outros.

Método: Trabalhar a quantidade de lixo criado por pessoa, pela nossa cidade, bairro; tempo de decomposição do lixo. Criar cinco grupos um para cada tipo de lixo e lixeira, para dinâmicas como: adivinhar quanto de peso possui uma lixeira da escola (cada grupo a sua), quanto pesa o material reciclável como: caixa de leite, latinha, garrafa pet, casca de banana, uma garrafa de vidro. Sugestão pode ser aumentado a quantidade de material para dificultar a adivinhação como: 2 livros, 6 latas, 3 garrafas, 5 cascas de banana... Grupo que mais fizer acertos ganha a gincana.

Material: Latas, garrafas, livros, cascas de frutas, caixas...

Avaliação: cooperação, trabalho em equipe, interação, compreensão do projeto e sua importância, troca de informação, etc.

Tema: Reciclagem                                Disciplina: Geografia 

Objetivo: Movimentar debates e discussões de roda, conhecer e reconhecer materiais recicláveis e suas lixeiras, solos danificados pela poluição...

Método: Demonstrar danos causados nos solos, alteração geográfica por causa dos lixos; países que mais poluem e geram lixo, aterros sanitários e lixões de nossa cidade e onde se localizam. Fazer maquetes de solos poluídos um grupo fará o solo de florestas, outro de cidade, outro solo do campo, outro de bairros e colocar para exposição.

Material: pode ser usado os próprios materiais recicláveis como caixas, palitos de picolés, erva, tinta, pincel, plástico...

Avaliação: participação e interação, troca de informação, cooperação e compreensão da importância do projeto, amostra, etc.

Tema: Reciclagem                                    Disciplina: Ciências 

Objetivo: conhecer e reconhecer os diversos tipos de lixo a poluição de rios lagos, fontes, mares, riachos, danos causados, promover debates e discussões...

Método: O ecossistema e o lixo, impacto ambiental, doenças causadas pelo lixo, o descarte do lixo nos mares/rios/lagos, poluição de fluentes e afluentes. Criar maquetes separar cinco grupos um irá fazer da poluição de rios, outro do oceano, outro de lagos, outro de riachos, fluente e/ou afluentes para exposição.

Material: Pode ser usado materiais recicláveis como plásticos, papel, vidro, madeira...

Avaliação: maquetes, desenvolvimento do projeto, cooperação e interação, trabalho em equipe, sugestões e diálogo, compreensão da importância do tema, etc.

Tema: Reciclagem                                      Disciplina: História 

Objetivo: Conhecer como era feita antigamente a reciclagem, separação e descarte de material através de fotos, debates, discussões e pesquisas...

Método: Como eram feitas as reciclagens antigamente por nossos ancestrais, como era feita o descarte, a eliminação e a separação do lixo... fazer amostra de fotos e imagens dos lixões, aterros sanitários, coleta seletiva, etc.

Material: imagens impressas, uso do multimídia como slides e data show, apresentação oral e escrita e cartazes.

Avaliação: contribuição para a equipe, debates, apresentação oral, desenvolvimento do projeto, cooperação, interação, etc

Tema: Reciclagem                                      Disciplina: Artes 

Objetivo: criar lixeiras para a escola para promover a separação dos materiais recicláveis, e auxiliar na coleta seletiva, promovendo o conhecimento e reconhecimento das lixeiras, deixando a escola mais bonita, limpa e organizada.

Método: Criar lixeiras de separação de lixo para a escola com o uso de materiais recicláveis, promovendo a conscientização dos educando e educadores bem como de todo o corpo docente.

Material: alimentos, papeis, plásticos, tintas, pinceis, adesivos, tecidos, etc.

Avaliação: participação, interação, colaboração, debates e trocas de informação, sugestões, trabalho em equipe, desenvolvimento do projeto, etc.

Tema: reciclagem                                                   Disciplina: ed. Física 

Objetivo: Promover o conhecimento e reconhecimento dos materiais recicláveis e suas lixeiras, jogos e brincadeiras como gincanas para facilitar o aprendizado.

Método: Promover gincana como uma competição de corrida onde o aluno recebe um objeto reciclável, e devera correr até a lixeira (estarão alinhas) que corresponde ao objeto e colocá-lo dentro da mesma. Também arremesso ao alvo, colocar lixeiras enfileiradas e o aluno devera arremessar bolinhas da mesma cor que a lixeira (bolinhas identificadas com nomes de materiais recicláveis).

Material: Lixeiras feitas na aula de artes, bolinhas coloridas, materiais recicláveis como latinha, plástico, papel, tampinha, garrafa, caixa de leite vazia, etc.

Avaliação: trabalho em equipe, cooperação, desenvolvimento das dinâmicas, participação, espírito esportivo, interação, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (208.1 Kb)   docx (78.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com