TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERFACES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  27/12/2018  •  Dissertação  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

INTERFACES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DAS SALAS DE AULA AOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

A Educação a distância vem crescendo a cada dia mais no Brasil. Com o avanço da tecnologia, a demanda por cursos online EAD vem aumentando.

No ensino a distância em vez de estar presente fisicamente em uma sala de aula tradicional, o estudante do EAD, tem a oportunidade de assistir às aulas remotamente, de casa, do trabalho ou em qualquer ouro lugar, bastando apenas estar na frente do computador, smartphone ou tablet, assim as aulas são assistidas online através da internet, onde os professores e alunos estão separados espacialmente ou temporalmente, mas conectados por recursos tecnológicos.

        Os AVAs (ambientes virtuais de aprendizagem), segundo Almeida, “são sistemas computacionais que ficam disponíveis na Internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).”

        Os primeiros AVAs para a educação surgiram em meados da década de 1990, e com a evolução rápida da internet e os avanços tecnológicos.

        As principais funções do AVA são: acesso a informação, com a disponibilização de materiais didáticos; interatividade (síncronas e assíncronas); gerenciamento de processos pedagógicos e administrativos, produção de atividades individuais ou em grupos.

        No início os AVAs eram somente para atividades educacionais. As principais características são: a interatividade, a hipertextualidade e a conectividade. As características tecnológicas permitem a aproximação entre homem – máquina.

        Algumas ferramentas que dão suporte são: e-mails, blogs, fórum de discussão, salas de bate-papo, glossários interativos, quis, webquests, além de outros. Em relação à comunicação pode ser feita de três maneiras distintas: um para um, um para muitos e muitos para muitos.

Em uma experiência com AVA feita na Universidade Federal Rural de Pernambuco, os AVA foram utilizados para várias funções, utilizando os seguintes eixos: eixo de coordenação, de documentação e de interação. Os recursos utilizados para a produção dos materiais foram: livros didáticos, guias de estudo e videoaula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com