TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideias De Durkheim

Por:   •  29/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 2

                                         Idéias De Êmile Durkheim

Êmile Durkheim, pensador Francês é considerado o criador da escola francesa e, além disso, é um dos pais da sociologia moderna. Foi um dos primeiros a utilizar métodos científicos para testar suas hipóteses. Seu principal trabalho é no reconhecimento da existência de uma “consciência coletiva” (O que seria então essa “consciência coletiva”? Era uma força exercida sobre o individuo, que fazia com que ele agisse e vivesse de acordo com as normas da sociedade no qual estava inserido.)

 Durkheim parte do principio de que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes de seu grupo social para poder conviver entre eles, pois as pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem. Daí por diante Durkheim chamou isso de “socialização”, a consciência coletiva seria então formada durante essa nova socialização e seria composta por tudo aquilo que habita nossas mentes (pensar, agir e fazer).

Segundo Durkheim, a sociedade é um conjunto de normas, ações e pensamentos acadêmicos. Os fatos sociais são justamente essas regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade, são também idéias e regras criadas pela coletividade e já existem fora de nos quando nascemos, e se houver desobediência a pessoa será punida pelo grupo. Segundo ele, o individuo não nasce sabendo de suas obrigações e responsabilidades na sociedade, as crianças e adolescentes aprendem com os pais a cultura que eles adquiriram ao longo de sua vida.

Portanto para Durkheim, a educação é uma função coletiva, por isso, caberia a sociedade determinar quais idéias e os sentimentos a imprimir na criança para que se tornasse um cidadão adaptado. Para ele a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para harmonia social, ou seja, capazes de viver unido, e quanto mais eficiente for o ensino, melhor para a sociedade.

Referências Bibliográficas:

http://www.infoescola.com/sociologia/consciencia-coletiva/;

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAjpUAB/emile-durkheim-pontos-principais;

http://www.suapesquisa.com/biografias/emile_durkheim.htm;

http://www.colegioweb.com.br/historia/3-ideias-centrais-durkheim.html;

http://educarparacrescer.abril.com.br/pensadores-da-educacao/emile-durkheim.shtml;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com