TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação do Espaço de Atuação do Gestor

Por:   •  10/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 4

Identificação do espaço de atuação do gestor

O gestor da creche Municipal Sagrada Família e a diretora ou seja gestor/diretor e as responsabilidades do diretor como gestor escolar são várias, pois ele é responsável pelas questões pedagógicas, financeiras e administrativas e precisa coordenar e controlar todos os setores do ambiente escolar. Assim sendo, o diretor, na sua figura de líder, precisar despertar o potencial de cada componente da instituição, transformando a escola num ambiente de trabalho continuo, onde todos cooperam, aprendem e ensinam o tempo todo.

A gestão democrática envolver a possibilidade de organizar a escola com a participação dos envolvidos na comunidade em que ela está inserida e que dela participam. Trata-se de uma gestão compartilhada para promover uma educação de qualidade para todos, já que a escola tem entre suas finalidades a formação da cidadania.

De acordo com a atual LDB a gestão deve ser democrática e contar com a participação dos deferentes segmentos da escola no processo, conforme art.14 da LDB 9394/96 (BRASIL, 1996, p.22):

Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica de acordo com as suas peculiaridade e conforme os seguintes princípios:

I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II – participação das comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalente.

Diante dessas colocações o gestor precisar buscar através de uma gestão participativa, inovar, configurar situações desejáveis, ter o espirito empreendedor, viabilizar situações, ter liderança e competência técnica. Com relação a participação da comunidade nas decisões da escola, permitirá a esta que tome conhecimento de todas as ações da instituição, suas dificuldades material, pessoas e financeiras, bem como os seus projetos. A comunidade escolar, pais, alunos e funcionários só conhecerão a escola se participarem das reuniões e outros eventos efetivamente e não como meros expectadores, para que estes venham a participar a gestão devera incentivar além da participação, mudanças desejadas pela comunidade escolar.

No que se refere ao papel do gestor, a gestora destacou sua atuação onde cabe representar a instituição e responsabilizar-se por seu bom funcionamento em todos os seus aspectos, responder pelos aspectos legais e recursos destinados, incentivar, apoiar, acompanhar e orientar os profissionais em suas atribuições, privar por um bom relacionamento com a comunidade escolar, ter o compromisso com o atendimento e o acolhimento das crianças

Quando pensamos em gestor primeiramente pensamos em gestão escolar, e a gestão escolar da creche Municipal Sagrada Família se constitui com a atuação de todos os envolvidos, diretores, supervisores, coordenadores, professores, pais, alunos, comunidade escolar. Nessa perspectiva, a gestão escolar é formada por todos aqueles que objetivam promover a organização, a estruturar, o planejamento, a mobilização e a articulação de todas as condições matérias e humana necessárias, para garantir o crescimento e o avanço das questões socioeducativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com