TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do Afeto na Educação Infantil

Por:   •  23/8/2019  •  Resenha  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

EDUCAÇÃO INFANTIL

O AFETO

O texto relata a extrema importância das relações de afeto entre aluno e professor, pois, esses vínculos afetivos é parte do processo de ensino-aprendizagem , visto que a afetividade faz com que a criança sinta-se acolhida, protegida, e o professor deve demonstrar paciência e atenção, para que a criança venha a se interessar pelo aprender. Nesse contexto, o trato da questão étnico racial na escola tem por objetivo promover o respeito às adversidades culturais, e combater todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação. Ao se deparar com situações como esta em sala, o professor enquanto mediador não deve silenciar, mas sim intervir em momentos de conflitos. Desse modo, o texto destaca a relevância da formação continuada dos educadores, isso contribui para aquisição de conhecimentos sobre o tema, e como lidar diante de manifestações racistas na escola.

Acriança que recebe afeto dos pais e também dos educadores passa a desenvolver seus sentimentos, como: Respeito, valores, desejos, interesses, simpatia e emoções. Na escola a criança precisa do amor e reconhecimento do professor para encontrar o prazer pelo aprender, com isso, a afetividade é a mistura de todos esses sentimentos, que ensina a criança a aprender e cuidar adequadamente de todas essas emoções, isso proporciona ao indivíduo uma vida emocional plena e equilibrada.

A educação infantil é a primeira etapa da vida escolar da criança, portanto, é de extrema importância observar e analisar os conceitos que se relacionam ao equilíbrio e ao controle emocional , com isso a partir do processo de desenvolvimento evolutivo da criança propõe que a mesma controle suas sensações de maneira gradativa, respondendo aos estímulos que se ajustam de acordo com a ação e reação diante de uma situação vivenciada no cotidiano escolar.

No entanto, a convivência de crianças com adultos, possibilita o crescimento e desenvolvimento de suas potencialidades, a partir de sua visão no contexto infantil. Por isso, segundo Wallon, a forma mais expressiva é a afetividade que move as sensações e emoções.

REFERÊNCIAS

GRUPIONI. Luiz Donisete Benzi. Índios: passado, presente e futuro. In: Índios do Brasil 1 / Secretaria de Educação a Distância. Secretaria de Educação Fundamental – reimpressão - Brasília: MEC; SEED: SEF , 2001

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com