TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil é Um Espaço Permeado Por Afetos

Por:   •  8/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 4

A Educação Infantil é um espaço permeado por afetos, aprendizagens e rotinas. O acompanhamento dessas vivências, desde que bem documentadas, pode tornar-se uma rica ferramenta de avaliação. Com a documentação, as crianças podem “[...] se conscientizar da própria aprendizagem e aprender a construir o próprio conhecimento” (GANDINI; GOLDHABER, 2002, p.157).

Documentar o processo de aprendizagem na Educação Infantil é tornar viva a memória das realizações do aprendiz nesse tempo da infância, é comunicar algo de muito especial que foi construído pelas crianças, é compartilhar saberes e fazeres do cotidiano infantil. Aprender a coletar dados, valorizar as produções das crianças, reorganizar as ações pedagógicas subsequentes, tudo isso necessita de um suporte teórico alicerçando a tomada de decisão. Olhar para a sua realidade com outros olhos, pensar e refletir sobre as atitudes de modo a contribuir tanto para o desenvolvimento da criança, como para o trabalho e aperfeiçoamento do professor. Para promover o máximo desenvolvimento humano na infância a escola intencionalmente busca a interação da criança com seus pares e educadores.

Primeiro momento: OFICINA DE FUNDAMENTAÇÃO – tempo destinado ao estudo do que é documentação pedagógica e suas possibilidades no aprimoramento do processo educativo. Concepção de criança e escola da infância na perspectiva da teoria Histórico Cultural. Segundo momento: OFICINA DE ORGANIZAÇÃO DE TAREFAS – a prioridade desse tempo será o planejamento de novos e inovadores projetos a serem desenvolvidos pelas professoras junto às suas crianças. Terceiro momento: OFICINA DE REFLEXÃO E APERFEIÇOAMENTO – lócus compromissado com o repensar do realizados, pela identificação dos problemas enfrentados e dos percalços vivenciados, pela troca de percepções e experiências, pela retomada do referencial teórico, pela busca de compreensão do vivido e, especialmente para tracejar de alternativas de superação.

Logo no segundo texto passamos para a concepção dos saberes e deveres na formação de professores.

Em se tratando da disciplina e do caminho percorrido por professora e alunos, pudemos pelo processo da análise e reflexão, levantar algumas questões que se fazem importantes no processo de aprendizagem e conhecimento na área de educação infantil.

Durante o desenvolvimento das aulas, pode-se discutir sobre a concepção de infância, de educação infantil e sociedade contemporânea. Nessa discussão, pudemos perceber que a infância nessa perspectiva teórica, se constitui como um dado social, sendo que a individualidade se constrói pelas interações sociais. Não cabe falar de evolução da criança e sim da transformação desta, conforme suas condições culturais, sociais e históricas.

A relação do professor com a criança deve ser afetiva e comprometida; as metodologias de ensino precisam promover atividades com caráter educacional lúdico e não escolar, com avaliação diagnóstica: trabalhar novas estratégias a partir daquilo que a criança já sabe e de suas dificuldades, a partir de seu contexto, sabendo “(...) estar na relação com as crianças (e não com só alunos!), mergulhar na aventura em busca do desconhecido, construir a identidade de grupo junto com as crianças (...)” (OSTETTO, 2012, p. 6)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com