TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicações para elaboração do relatório de estágio

Trabalho acadêmico: Indicações para elaboração do relatório de estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 7

INDICAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

APRESENTAÇÃO

Este texto foi elaborado para atender as necessidades dos alunos dos Cursos de Habilitação Técnica do SENAI/RONDONÓPOLIS, tem como objetivo orientar a elaboração e formatação do relatório de estágio, parte das exigências necessárias para compor o perfil do técnico.

Para elaboração do relatório é importante que o aluno/estagiário tenha claro quais os objetivos deste documento e para quem está escrevendo.

No caso do relatório de estágio, o objetivo é descrever as atividades realizadas durante a execução do mesmo, - usar como fonte as atividades registradas na PLANILHA GETEC ES 013 - , sendo que as atividades poderão ser agrupadas por área, ou de outra forma que o estagiário e seu orientador julgarem necessário.

O relato deve ser claro e objetivo o autor deve descrever todas experiências que achar relevantes e que, de alguma forma contribuíram para a sua aprendizagem e crescimento intelectual e/ou profissional.

Trata-se que um documento que relata formalmente os resultados ou progressos obtidos, com a realização do estágio, deve apresentar, sistematicamente, informação suficiente para evidenciar as contribuições resultantes do estágio. Como o relatório faz parte do Plano de Curso da Habilitação Técnica, deve ser elaborado conforme orientações do SENAI.

Como outros documentos acadêmicos – artigos científicos, dissertações, teses e outros -, deve acatar normas e critérios de formatação, um relatório de estágio é composto por elementos pré- textuais, textuais e pós-textuais.

Os elementos pré-textuais são constituídos de:

a) Capa; - (obrigatório)

b) Folha de rosto; (obrigatório)

c) Epígrafe; (opcional)

d) Dedicatória; (opcional )

e) Agradecimentos;(opcional )

f) Sumário; (obrigatório)

Elementos textuais

Os elementos textuais são constituídos de:

a) introdução: esclarecer de que se trata, descrição da importância ou relevância (seja social, científica ou acadêmica) da atividade, mostrar o objetivo, indicar como o documento foi organizado e as partes que o compõe, tecendo um breve comentário de cada seção, para que o leitor ao ler a introdução tenha uma idéia geral do documento.

b) desenvolvimento (corpo do texto), que no caso do RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO SENAI, deve conter as seguintes subpartes: a) Caracterização e descrição da empresa onde o estágio foi realizado; b) relato e descrição das atividades desenvolvidas, problemática, ou explicações das técnicas utilizadas para solucionar as dificuldades encontradas no ambiente do estágio. Havendo necessidade poderá criar uma terceira ou quarta seção, dependendo de onde e como o estágio foi realizado.

c) conclusões ou considerações finais : nesta parte deverão ser registradas as impressões gerais sobre as contribuições e o aprendizado proporcionado pelo estágio ao estudante. Aqui o estagiário deverá descrever os resultados obtidos com a realização do estágio.

Os elementos pós-textuais são constituídos de:

a) ilustrações: tabelas, figuras, etc; ( quando necessárias )

b) anexos; (quando necessários ) – planilhas da instituição

c) apêndices: ( quando necessários) – documentos criados pelo autor do texto

d) referências bibliográficas; ( obrigatório )

e) glossário; ( quando necessário )

f) índice (s); (quando necessário )

g) terceira e quarta capas. ( obrigatório )

COMO FORMATAR A CAPA DO RELATÓRIO

A capa obrigatoriamente deve conter os seguintes dados abaixo relacionados, que estes permitem uma correta identificação do trabalho, sendo estes:

a) nome da Instituição;

b) nome do autor;

c) título

d) subtítulo do trabalho(se houver);

f) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;

g) ano de depósito (data da entrega do trabalho). ( GETEC-ES-006)

COMO FORMATAR A FOLHA DE ROSTO

Elemento obrigatório, devendo estar conforme ABNT NBR 14612/2007

Anverso da folha de rosto

a) nome do autor: responsável intelectual do trabalho;

b) título do trabalho: deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação;

c) subtítulo: se houver, deve ser evidenciada a sua subordinação ao título principal, precedido de dois-pontos;

d) número de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especificação do respectivo volume);

e) natureza ( trabalho de conclusão de curso, dissertação, tese e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração;

f) nome do orientador, precedido da palavra “Orientador”; Co-orientador (se houver);

g) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;

h) ano de depósito ( da entrega). ( GETEC-ES-006)

Verso da folha de rosto

Ficha Catalográfica, constitui-se de um conjunto de informações bibliográficas descritas de forma ordenada, seguindo o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente.

Deve ser inserida no verso da folha de rosto.

É obrigatória para monografias, dissertações, teses e relatórios de estágios. Sua elaboração é de responsabilidade do profissional bibliotecário com registro no Conselho de Biblioteconomia. (GETEC-ES - 006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com