TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informe de Leitura Resolução nº510 e livro "A Contrução do saber"

Por:   •  6/4/2019  •  Resenha  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

INFORME DE LEITURA

GUERRIERO, Iara Coelho Zito. Resolução nº 510 de 7 de abril de 2016 que trata das especificidades éticas das pesquisas nas ciências humanas e sociais e de outras que utilizam metodologias próprias dessas áreas. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 8, p. 2619-2629, Aug.  2016. Disponível em . Acesso em 22 fev. 2019.

GATTI, B.A. A construção da pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Liber Livro, 2007

O ÓLEO de Lorenzo. Direção de George Miller. Produção de George Miller e Doug Mitchell. Intérpretes: Nick Nolte, Susan Sarandon, Peter Ustinov, Kathleen Wilhoite, Margo Martindale, Laura Linney, James Rebhorn, Ana Hearn. Roteiro: George Miller. Eua: Universal Pictures, 1993. (129 min.), P&B.

As reflexões desse livro, traz em um primeiro momento uma análise do contexto histórico da pesquisa em Educação no Brasil.  Em uma breve introdução, Gatti (2007), explica que a pesquisa é conjunto estruturado de conhecimento que permite compreender as problemáticas que são questionadas pela sociedade. Para ser considerada como tal, ela deve conter um embasamento teórico e uma metodologia adequada, para que assim consiga solucionar ou minimizar problemas que afligem a sociedade.

Certamente, ao pesquisar em Educação, existe certas particularidades que devem ser levadas em consideração, afinal, investigação com seres humanos, deve ser levado em consideração uma série especificidades éticas.  Nesse sentido, Guerreiro (2016) elucida que as pesquisas com seres humanos devem serem sustentadas pelos princípios éticos da dignidade humana e a proteção aos participantes, bem como, a ação consciente e livre, respaldadas nos direitos sem ocasionar em danos e prejuízos que ferem a moral. Ao meu ver, ao fazer uma análise dessa questão ética e moral e a pesquisa no Brasil, considero que o Comitê de ética tem papel fundamental na aprovação de trabalhos científicos que não ferem a dignidade do participante das pesquisas. A resolução nº 510 de 07 de abril de 2016, traz um norte das diretrizes que todo pesquisador deve adotar antes e depois de se realizar um estudo empírico.  Nesse sentido, alinhar uma fundamentação teórica e metodologia adequada, são princípios básicos que um pesquisador deve adotar seu trabalho.

Historicamente, o que se tem hoje em pesquisa em Educação e princípios éticos, foi uma conquista que teve início nos primórdios dos anos 20, que possibilitou um espaço de produção de ciência. Seguidamente, nos anos 60, estudos sobre Educação econômica, formação de recursos humanos e técnicas de ensino ganharam espaço nas discussões acadêmicas. Para isso, os métodos quantitativos e qualitativos. Na década de 80, pesquisas de mestrado e doutorado na linha de pesquisa Marsxista, auferem discussões na academia, enquanto, na década de 90, as pesquisas expandem para uma grande diversidade de assuntos, surgindo assim o que denomina-se grupos de pesquisa.

Nessa perspectiva, as décadas de 80 e 90 a autora mostra que pesquisas com temáticas desde o ensino infantil até as graduações tiveram grande ênfase, fazendo com que as teorias e métodos fossem aperfeiçoados, exigindo dos pesquisadores a busca por uma pergunta que seja o ponto de partida para uma investigação científica. Em suma, essa até hoje é uma das grandes dificuldades que os pesquisadores enfrentam: levantar uma pergunta chave, que leve o pesquisador a ter um questionamento claro com métodos bem elaborados, para que assim se consiga ter informações que ajudarão a buscar as respostas de acordo com o referencial teórico utilizado.

Portanto, as pesquisas em Educação adotaram metodologias na maioria das vezes de caráter qualitativos, por não se apoiarem em medidas positivistas. Para Gatti (2007), seus fundamentos são outros e manifestam-se pelo questionamento da neutralidade do pesquisador e dos instrumentos de pesquisa. Dessa forma, para a autora, existem uma série de problemas nas abordagens quantitativas: como hipóteses mal colocadas, nenhuma preocupação com a validade e a fidedignidade, modelos estatísticos, ausência de consciência dos limites impostos pelos dados e modo de coleta e interpretações.

A grande questão, é que as universidades no Brasil ainda estão distantes da sociedade menos favorecidas. É necessário que a academia adote medidas de aproximação, atendendo às necessidades e anseios de um determinado povo, bem como, divulgação das pesquisas então realizadas. De acordo com a Resolução nº 510 de 7 de abril de 2016, que estabelece os critérios que o pesquisador deve adotar, esses aspectos citados acima são bem evidenciados. Em meu entender, toda pesquisa deve atender problemas que afligem a sociedade, além de ser divulgada, inclusive para os sujeitos participantes, que foram essenciais para o pesquisador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (146.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com