TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iniciacao cientifica nas series iniciais

Por:   •  13/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  6.661 Palavras (27 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Segunda Licenciatura em Química/ PARFOR

[pic 2]

                                                                                                                       

CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA EM QUÍMICA

RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO ORIENTADO I

CUIABÁ

2016

[pic 3]

MARCIA CAVALCANTE

RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO ORIENTADO I

Relatório final apresentado no Curso de Licenciatura em Química –PARFOR/UFMT, como requisito parcial para obtenção de créditos do Estágio Orientado I, sob a orientação da Profa. Ms. Josane do Nascimento Ferreira.

Cuiabá MT

2016

.

SUMÁRIO

1

 INTRODUÇÃO..............................................................................................

04

1.1 - O PERFIL DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO...................................................................

05

2

 SISTEMATIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO................................................

07

2.1- ROTEIRO DE VISITA À ESCOLA................................................................................

07

2.2 - DIAGNÓSTICO DO DOCENTE................................................................................

08

2.3 - DIAGNÓSTICO DOS ALUNOS E DA SALA DE AULA ..................................................

09

3

PLANO METODOLÓGICO DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO ..

18

3.1 – ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO ...........................................................................

18

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................

20

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................................

21

ANEXOS..........................................................................................................

22

1 - INTRODUÇÃO

Durante o MÓDULO I do Curso de Licenciatura em Química–PARFOR da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso – UFMT-campus Cuiabá, compreendemos a importância de se estabelecer relações mais efetivas entre teoria e prática como uma forma de interação entre o conhecer e o fazer, utilizando formas alternativas relacionadas ao ensino de química, que tenham como objetivo despertar o interesse do aluno por essa ciência, bem como torná-la mais significativa para a vivência do estudante.

 O não interesse pela química pode estar relacionado à forma estanque, desestimulante e descontextualizada como essa ciência vem sendo tratada na maioria das escolas (Chassot, 2003). Nesse sentido, torna-se de suma importância ao licenciando o estágio orientado para a efetivação de sua pratica docente possibilitando uma ação-reflexão para as possíveis situações que serão confrontadas em sala de aula, pois segundo Freire (2001) um dos objetivos centrais do Estágio é ser um espaço de construção de aprendizagens significativas no processo de formação dos professores. Ou seja, junto com as disciplinas teóricas desenvolvidas nos cursos de formação, o estágio apresenta-se como responsável pela construção de conhecimentos e contribui com o fazer profissional do futuro professor, possibilitando a interação entre a realidade profissional com os elementos estudados no curso. O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.

O presente estágio foi realizado no Colégio Presbiteriano de Juína em que trabalho a 3 anos no Ensino Médio na área de química, durante o período de março de 2016, totalizando 10 horas, divididos entre o 1º, 2º e 3º ano do ensino médio com supervisão da coordenadora do Colégio Presbiteriano Maria Aparecida Maciel e Costa e orientação da Profa. Ms. Josane do Nascimento Ferreira da UFMT.

Sendo assim, este relatório tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas, a abordagem e a metodologia adotada e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas. 

1.1 O PERFIL DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Colégio Presbiteriano de Juína, situado a Av. Carmem Miranda, 363 - modulo 02- guina- MT,  oferece atendimento educacional especializado por meio de princípios cristãos a Educação Infantil e Ensino Fundamental I das 13h às 17h30min e  Ensino Fundamental II e o Ensino Médio das 7h às 12h30min tendo como apoio o Sistema Mackenzie e Anglo de Ensino por meio de uma abordagem sócio interacionista buscando, de forma persistente e profissional, a concretização de nosso ideal maior: Excelência em Educação e Cidadania.com a missão Institucional Educar o ser humano, criado à imagem de Deus, para o exercício consciente e crítico da cidadania e da dignidade, preparando-o para a vida, contribuindo assim para o desenvolvimento do ser e da sociedade, por meio do ensino e das atividades científicas, culturais, esportivas, sociais, éticas e espirituais priorizando os princípios estabelecidos na palavra de deus, a cooperação entre escola, alunos e pais e o serviço a deus, à família e à pátria. O Colégio tem como objetivo primordial propiciar aos pais e alunos uma parceria capaz de abranger recursos pedagógicos eficazes e uma convivência baseada em princípios cristãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.2 Kb)   pdf (498.5 Kb)   docx (341.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com