TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOHN LOCKE E JACQUES ROUSSEUA

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

PEDAGOGIA – SEGUNDO SEMESTRE/2014

 DISCIPLINA: Fundamentos Filosóficos da Educação Infantil

PROFESSORES: Elaine Rodrigues e Fátima Maria Neves

ACADÊMIC@: ELAINE YUMI OKURA GIL          Turma: PED-2014-8304

                                                       Primeira avaliação

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

QUESTÃO 1.

No Capítulo 2– Infância e educação na obra de Erasmo de Roterdâ e Norbert Elias – encontramos algumas considerações sobre Desiderius Erasmus (Erasmo de Roterdâ) e Norbert Elias. Quem são esses autores? Quais suas procedências? Quais suas naturalidades? Suas procedências? O que fizeram para ter destaque na Educação Infantil? Apresente uma biografia desses autores.

R- Erasmo de Roterdã ou Desidério Erasmo na  Holanda em  28 de outubro de 1466/7 ou 69;  falecera em Basiléia, Suíça, 12 de julho de 1536) foi um humanista e filósofo holandês famoso pelo seu amplo conhecimento dos mais diversos assuntos ligados ao conhecimento humano.

Vivenciou grandes transformações no século XV início do século XVl, pensador mais importante na mudança da Idade Média para a Modernidade, época este chamado de Renascimento e o movimento Humanista. Sua formação fora religiosa, ordenou-se padre em 1492, logo e, seguida pediu escusa, consagrando a escrever e pensar sobre a sociedade.  

Sendo escritor, embolsou a vida com suas publicações envolvendo um anexo de autores aceitos e uma metodologia, levando a prosseguir o estudo e o debate. Erasmo teve por desígnio para a edificação da educação, sementes aos jovens colonizando a piedade, e o amor aos estudos, dispondo-os aos deveres e boas maneiras, sugerindo assim regras de cortesia, numa vasta extensão a todas as classes.

No âmbito da educação, Erasmo forneceu através de pensamentos claro e baseado na razão; o que seria eficaz para a concretização da verdadeira humanidade, onde a educação acionará de forma aparelhada com atividades, venerando cada característica individualmente.

Erasmo comete desordens sobre as regras de civilidade, minuciosamente, e introduz costumes em variadas circunstâncias para o entendimento social, ou seja, comportamentos corretos em espaços públicos e espaços privados, com intuito de organização.

Norbert Elias nasceu na cidade de Breslau, em 22 de junho de 1897  falecera Amsterdã, 1 de agosto de 1990, foi um sociólogo alemão de família judaica, ausentando-se  da Alemanha nazista e exilando-se em 1933 na França antes de se estabelecer na Inglaterra onde passará grande parte de sua carreira. Todavia, seus trabalhos em alemão tardaram a ser reconhecidos e ele viveu de forma precária em Londres antes de obter em 1954 um posto de professor na Universidade de Leicester.

Suas obras focaram a relação entre poder, comportamento, emoção e conhecimento na História. Devido a circunstâncias históricas, Elias permaneceu durante um longo período como um autor marginal, tendo sido redescoberto por uma nova geração de teóricos nos anos setenta, quando se tornou um dos mais influentes sociólogos de todos os tempos.

 O sociólogo Norbert Elias, ressalta sobre a infância em contexto contemporâneo e que deve ser destacado, lançando a importante teoria sobre os processos civilizadores, do qual tem constituído as situações que configuram o período de infância das crianças.

Nos seus estudos, a partir do século XVI, Elias nos mostra como as redes de relações foram se constituindo e dando novo formato a uma nova sensibilidade, em que muitos comportamentos como as maneiras de se comportar e de sentir, denominados como naturais são completamente modelados pelo contexto histórico, social e cultural onde apenas as crianças são permitidas expressões de forte excitação, tal como, raiva, alegria, choro, medo, entre outras, esclarecendo que são refinadas. As instituições civilizadas (família escola, igreja, empresa, exército, clube social, etc.) aperfeiçoam as crianças com o objetivo de formar adultos que apresentem uma conduta refreada e racional

Para serem considerados normais, espera-se que os adultos vivendo nas nossas sociedades controlem, a tempo, a sua excitação. Em geral, aprenderam a não se expor demasiado. Com grande frequência já não são capazes de revelar mesmo nada de si próprios. (ELIAS, 1985, p.103)

O desenvolvimento do controle dos sentimentos deixa de ser exterior, tornando-se automatizado. O autodomínio transforma-se num aspecto da composição profunda da personalidade do indivíduo.

QUESTÃO 2-

Após uma leitura atenciosa e minuciosa do Capítulo 2 – Infância e educação na obra de Jean Jacques Rousseau – descreva as características das cinco principais fases do processo da proposta de educação ideal de Rousseau.

R-A primeira destas etapas é a infância onde Rousseau diz ser o período onde acontece o desenvolvimento físico do ser humano, ou seja, as capacidades mentais e correspondentes do indivíduo humano expandirão , constituindo-se, pois, a sua primeira formação, afasta a possibilidade de a criança ser confundida com o adulto, e enfatiza a necessidade dela ser tratada de fato como pequena, quando afirma: “amai a infância, favorecei as brincadeiras, seus prazeres, seu amável instinto” (ROUSSEAU, 2004, p.72). Ele deixa claro que a criança precisa se libertar e aproveitar cada etapa da vida no seu momento, deixando de se considerada um adulto em miniatura. Sendo a infância um período curto faz entender que é necessário deixar que a criança aproveite essa fase valiosa, pois nesta idade, o sorriso faz presença nos lábios e não se deve conferir  a vontade de um adulto sobre ela, já que a mesma tem atitudes próprias de agir.

Assim, é preciso refletir no significado da infância, dando atenção às diversas fases do seu desenvolvimento proporcionando uma educação onde o processo será apurado  pela natureza, pois não se deve infligir os saberes dos homens à criança ponderando cada um em seu lugar, ou seja, avaliando o homem no homem e a criança na criança, compreendendo que ambos são diferentes e têm seus próprios atributos.

É necessário educarmos o homem desde o nascimento, para que se possa garantir  a preservação de todas suas afeições naturais, construindo a sua formação física e moral durante a infância e a adolescência, passando a adquirir as qualidades onde permitiram  inserir-se na sociedade, abrindo espaço para a construção da sua cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com