TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAMPEJOS DA REFORMA PROTESTANTE NA EDUCAÇÃO

Por:   •  16/9/2016  •  Artigo  •  4.256 Palavras (18 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA

Programa de Graduação em Teologia

Anderson Moraes dos Santos – TIA 31677266

ARTIGO CIENTÍFICO

LAMPEJOS DA REFORMA PROTESTANTE NA EDUCAÇÃO

SÃO PAULO

MAIO - 2016


UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA

Programa de Graduação em Teologia

ARTIGO CIENTÍFICO

LAMPEJOS DA REFORMA PROTESTANTE NA EDUCAÇÃO

Anderson Moraes dos Santos – TIA 31677266

[pic 1]

SÃO PAULO

MAIO - 2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1. O que é Pedagogia?        

1.1 De quem é a função de Educar?        

2. PROTESTANTISMO E EDUCAÇÃO        

3. O PRINCIPAL VIÉS DE MUDANÇA SÓCIOCULTURAL NA REFORMA É A EDUCAÇÃO.        

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

5.  REFERÊNCIAS        6


LAMPEJOS DA REFORMA PROTESTANTE NA EDUCAÇÃO

ANDERSON MORAES DOS SANTOS[1]

RESUMO

        Com este artigo desejamos demonstrar a relevância da reforma protestante na educação, e como era visto a educação e como passou a ser vista com a influência da cosmovisão reformada.

        A reforma mostrou que a educação é a força motriz para se mudar, e manter a sociedade de maneira coesa, crescente e ainda mais, garantir mão de obra especializada para um futuro próximo e longínquo.

A reforma protestante entende que sem educação a igreja e a sociedade podem estar desertas para o ministério e o magistrado civil.

O protestantismo onde quer que tenha chego carrega consigo o ideal de mudanças socioculturais, e por sua vez, tem na educação como seu principal carro chefe.

PALAVRAS CHAVES – Reforma Protestante, Lutero, Educação, Calvino.

ABSTRACT

With this article we want to demonstrate the relevance of the Reformation in education, and was seen as education and as was seen with the influence of the Reformed worldview.

The reform has shown that education is the driving force to change and keep society in a cohesive way, growing and further ensure skilled labor in the near future and distant.

The Protestant Reformation understand that without education the church and society may be deserted for the ministry and the civil magistrate.

Protestantism wherever it has come carries the ideal of socio-cultural changes, and in turn, has education as its main flagship.

KEYWORDS - Protestant Reformation, Luther, Education, Calvin.

INTRODUÇÃO

        A formatação de um ser humano, ou a escolarização, ou ainda sua educação, vai depender em muito do quanto a religião o influencia, ao ponto de quase determinar o modo como este processo de aprendizagem vai se desenvolver.

        Pois o processo de aprendizagem não penas um despejar de conhecimentos avessos, mas uma sincronia na capacidade de adquirir conhecimento, com isso, assevera-se no processo de aprendizagem.    

        Educação constituía a base para a definição dos meios, compendiados na didática como a arte de ensinar tudo a todos.

        A responsabilidade de educar é sem sombra de dúvida dos pais, mas com relação à escolarização são dos órgãos que se propõe a isso, escola, faculdade e internatos. Mas o Estado de promover a escolarização de seu povo.

Deixar a juventude crescer sem o menor nível de conhecimento, podemos estar pregando o caos final da sociedade, por essa razão podem se desenvolver de maneira tão deformado que não servem para nenhuma outra construção, havendo somente pessoas ocas, vazias, desejando o ostracismo.

A reforma protestante entende que ignorância é uma porta aberta para heresia, uma mãe para heresia, mas que com a educação começa eliminar este mal no meio do povo. A ignorância ignorada é o mal multiplicado por sobre o povo. E que somente a educação poderia extirpar este mal do povo.

Já que as pessoas necessitavam de educação para extirparem o mal, a ignorância – uma porta aberta para a heresia entra no meio do povo, sem sombra de dúvida que a igreja deveria desenvolver o papel educacional, ou ser o superintendente educacional.

1. O que é Pedagogia?

Desde a Grécia delineou-se uma dupla referência para o conceito de pedagogia. De um lado, desenvolveu-se uma reflexão estreitamente ligada à filosofia, elaborada em função da finalidade ética que guia a atividade educativa. De outro lado, o sentido empírico e prático inerente à paidéia, entendida como a formação da criança para a vida, reforçou o aspecto metodológico presente já no sentido etimológico da pedagogia como meio, caminho: a condução da criança. A partir do século XVII esses dois aspectos tenderam a se unificar como o demonstra o esforço realizado por Comênio[2]. Procedendo como Bacon[3] o fez para as ciências em geral, Comênio procurou equacionar a questão metodológica da pedagogia. Por esse caminho buscou construir um sistema pedagógico articulado em que a consideração dos fins da educação constituía a base para a definição dos meios, compendiados na didática comoa arte de ensinar tudo a todos. Foi, porém, com Herbart que os dois aspectos da tradição pedagógica foram identificados como distintos, sendo unificados num sistema coerente: os fins da educação, que a pedagogia deve elaborar a partir da ética; e os meios educacionais, que a mesma pedagogia elabora com base na psicologia. A partir daí, a pedagogia se consolidou como disciplina universitária, definindo-se como o espaço acadêmico de estudos e pesquisas educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (319.2 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com