TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  1/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Nome: Tamires Santos Silva

RGM: 18734511

Instituição: Cruzeiro do Sul EAD

Curso: Pedagogia Licenciatura

Semestre: 5/A

Quantidade de horas realizadas: 102:40:00

Disciplina:

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL 1

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Escola municipal CEMUS VII “Profª. Maria Jesuína Nascimento de Moraes”, localizada na Rua dos Surubins, nº 187, Bairro Salto de São José, CEP 13.324-272, na cidade de Salto/SP. Vinculada a Secretaria Municipal de Educação de Salto/SP com o secretario responsável pelas unidades José Carlos Grigoletto e diretora responsável pelo CEMUS VII Macilene Regina Venâncio Macoggi a mesma unidade está autorizada pela Portaria da D.E. de Itu, de 27/01/99 curso de Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano.

A escola possui 10 salas de aula, 1 sala AE (Acompanhamento Escolar), 1 sala AEE (Atendimento Educacional Especializado), sala de direção, sala de coordenação, sala de professores, secretaria, cozinha, almoxarifado, lavanderia, banheiro para alunos e funcionários, banheiro para deficientes, estacionamento, parque, laboratório de informática, biblioteca/vídeo/jogos, sala de artes, quadra coberta, refeitório e pátio coberto. Alimentação é terceirizada fornecida pela empresa Nutriplus, possui todo o saneamento básico, coleta de lixo. A instituição atende 454 alunos matriculados no 1º ao 5º ano.

INTRODUÇÃO

O estagio foi realizado na escola municipal da cidade de Salto/SP, CEMUS VII “Profª. Maria Jesuína Nascimento de Moraes”, foram cumpridas 102:40:00 horas no período de 15 de outubro de 2019 à 26 de novembro de 2019, foram acompanhados a parte gestora Macilene (diretora), Cristina (assistente de direção), Alexandre (coordenador). As atividades que mais se destacaram foram a participação no Projeto Unificado da Rede de ensino de Salto sobre o meio-ambiente chamado “Tour Verde” na quadra coberta com a presença de todos os funcionários, alunos de todas a series e Prefeito da cidade, foi entregue certificados aos alunos do 5º ano; participação em uma pequena comemoração ao dia do professor organizado pela diretora e assistente de direção e foram distribuídas lembrancinhas a todos os professores; observação do preenchimento da ficha de pontuação dos professores (soma dos certificados); observação da organização para a formatura dos 5º anos, formulando a autorização para as fotos; observação do preenchimento do livro caixa, entre outras atividades citadas na planilha de estágio.

Excelente escola que segue uma linha pedagógica democrática, com uma recepção digna por todos, sem contratempos e uma convivência harmoniosa entre todos inclusive no tratamento dos alunos.

PERFIL DOS GESTORES

Diretora Macilene Regina, formada em Pedagogia com pós em Educação Especial. Faz 22 anos que trabalha na área da educação e 5 anos no atual cargo, atuou nos níveis de ensino do infantil até o 5º ano do ensino fundamental 1 e também na educação especial. Os cargos de gestão que já desempenhou foram:

  • 6 anos na coordenação pedagógica;
  • 1 ano como assistente de direção;
  • 5 anos na direção.

As áreas e atividades que mais se identifica seriam todas referentes à educação, gosta desde a alfabetização até a gestão.

Assistente de direção Cristina Aparecida, formada em Normal superior, Artes, Pedagogia com pós em Psicopedagogia. Faz 20 anos que trabalha na área da educação e 1 ano no atual cargo, atuou nos níveis de ensino da Educação Infantil, Educação Fundamental 1 e 2 e o EJA (Educação para Jovens e Adultos). Os cargos de gestão que já desempenhou foram:

  • 7 anos na coordenação pedagógica;
  • 1 ano como assistente de direção.

As áreas e atividades que mais se identifica seriam da alfabetização principalmente artes.

Coordenador Alexandre, formado em Pedagogia com pós em Psicopedagogia, Gestão Escolar, Educação Inclusiva. Faz 20 anos que trabalha na área da educação e 5 anos no atual cargo, atuou em todos os níveis de ensino como monitor, auxiliar de Educação Infantil, professor do Ensino Infantil/Fundamental/Médio, EJA e APAE.  Coordenação foi o único cargo na área da gestão que já desempenhou. As áreas e atividades que mais se identifica seriam a pedagógica e projetos, não anseia a área administrativa.

Foram realizadas 102:40:00 horas de estagio, na escola CEMUS VII “Profª. Maria Jesuína Nascimento de Moraes” de Ensino Fundamental 1, acompanhando os gestores:

  • Macilene Regina (Diretora);
  • Cristina Aparecida (Assistente de direção).
  • Alexandre (Coordenador)

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS/ADMISTRATIVAS/FINANCEIRAS DOS GESTORES

FOCO 1 - Projeto Pedagógico 

A comunidade estudantil que freqüenta a Escola é composta por pais (cujas informações foram registradas por meio de questionário enviadas às famílias em fevereiro de 2019, que também ajudaram a construir a atual Proposta Pedagógica), a atividade escolar que segundo os pais possui mais participação, ainda é a reunião de pais que já esta sendo mudado com a realização de alguns eventos festivos na própria escola, apresentações e exposições em que a participação da comunidade vem aumentando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com