TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUDICIDADE COMO ETRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA

Por:   •  12/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.075 Palavras (25 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 25

LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA

Fred de Souza

Professor-Orientador: Wilkerson Bezaleel Soares

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em Matemática (MAD 0199) – Trabalho de Graduação

25/06/2015

RESUMO

Pretende-se com o referente trabalho de graduação descrever a utilização do lúdico no ensino de matemática como recurso valioso no contexto educacional. O artigo, tecerá comentários a respeito do que é lúdico ressaltando o importante papel mediador do professor, analisando os métodos aplicados e toda estratégia utilizada por eles para desempenhar um ambiente propício a aprendizagem, para tal será apresentadas idéias fundamentais dos diferentes papéis que a brincadeira exerce no fazer pedagógico e de que forma podemos aplicá-lo no processo de ensino para o desenvolvimento humano, tendo a finalidade de propiciar ao profissional docente a reflexão sobre suas práticas no ensino aprendizagem. A utilização do lúdico é uma forma prazerosa de educar por meio de técnicas de jogos e brincadeiras, a fim de facilitar o conhecimento na aquisição do aluno frente às atividades, pedagógicas promovendo a mediação do conhecimento.  E para que ocorra o emprego de tais praticas é fundamental um ambiente favorável criado em sala de aula que venha ser caracterizado pela investigação e pela exploração de diferentes situações-problema por parte dos educando. Verificou-se que o papel da ludicidade na aprendizagem, é reconhecido por muitos teóricos e professores como um instrumento pedagógico preponderante no desenvolvimento cognitivo do discente, e como facilitador na assimilação de conhecimentos e na resolução de conflitos. No entanto a partir do exposto conclui-se que a maioria dos professores “obtém” certo conhecimento sobre o tema, porém observa-se a necessidade nas escolas públicas de uma maior conscientização no sentido de desmistificar o papel do “brincar”, que não é apenas um mero passatempo, mas sim objeto de grande valia na aprendizagem matemática e no desenvolvimento dos alunos.

  

Palavras-chave: Lúdico. Aprendizagem. Conhecimento.

1 INTRODUÇÃO

A matemática é uma das mais importantes ferramentas da sociedade moderna. Apropriar-se dos conceitos e procedimentos matemáticos básicos contribui para a formação do futuro cidadão, que se engajará no mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas. Para exercer plenamente a cidadania, é preciso saber contar, comparar, medir, calcular, resolver problemas, construir estratégias, comprovar e justificar resultados, argumentar logicamente, conhecer figuras geométricas, organizar, analisar e interpretar criticamente as informações, conhecer formas diferenciadas de abordar problemas. A matemática, vista como uma maneira de pensar, como um processo em permanente evolução, não sendo algo pronto e acabado que apenas deve ser estudado, procura ajudar o aluno a construir e se apropriar do conhecimento de maneira dinâmica. Ajuda também a vela no contexto histórico e sociocultural em que ela foi desenvolvida e continua se desenvolvendo. Percebendo que a matemática está presente em praticamente tudo, com maior ou menor complexidade, e compreender o mundo a nossa volta e poder atuar nele. E a todos, indistintamente, deve ser dada essa possibilidade de compreensão e atuação como cidadão. Em casa, na rua, nas várias culturas.

A evolução das inovações tecnológicas está provocando alterações nas relações sociais indicando mudanças no paradigma social. Este fato relaciona-se diretamente com o ensino escolar que hoje é oferecido, provocando incertezas no aluno porque exige transformações das relações sociais, que apontam para o conhecimento como o impulsionador do novo. A educação escolar como ferramenta de socialização e de progresso humano está sempre em constante processo de atualização devido às grandes exigências do mundo globalizado, os mecanismos de aprendizagem são objetos de estudo e análise para a psicologia comportamental.

Nos dias atuais, cada vez mais as competências e habilidade são requeridas pelo mercado de trabalho, onde a criatividade, a autonomia e a capacidade de solucionar problemas têm destaque muito importante. Em função disso, o ensino escolar é voltado para o desenvolvimento das capacidades de pesquisar, buscar, analisar, selecionar e reter informações, de criar fórmulas estratégias de resoluções de problemas, em vez de utilizar técnicas de memorização. Dessa forma, o processo de ensino aprendizagem deve incluir no planejamento um trabalho consolidado, voltado ao desenvolvimento de atitudes com atividades práticas dando significado ao conhecimento escolar, permitindo uma relação entre as idéias cientificas e as idéias dos alunos. Nesse contexto, a educação matemática tem um papel fundamental e seus autores professores e alunos, podem contribuir de forma significativa, pois apresentam competências de organizarem novas metodologias que priorizem a criação de estratégias, que favoreçam a criatividade, iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e o estimulo à apropriação do conhecimento, através do em prego da ludicidade.

O conhecimento matemático é historicamente construído e, portanto, está em permanente evolução. Assim o ensino da matemática incorpora esta perspectiva, possibilitando ao aluno conhecer as contribuições que ele oferece para compreender as informações, analisá-las e posicionar-se criticamente diante delas. Com tudo atualmente, o ensino desta disciplina faz parte de um processo complexo que depende de fatores e profissionais com habilidades e competências, que vai muito além, de fundamentos teóricos, fórmulas e metodológicos para mediar o ensino da matemática. É notório que boa parte dos professores ainda utiliza práticas ultrapassadas que desfavorecem a aprendizagem e muitos deles não utilizam o recurso da ludicidade para o desenvolvimento educacional em situações de ensino, uma vez que esta não é uma simples transmissão de idéias ou práticas, mas a reelaboração individual de conceitos e significados. A aprendizagem, portanto, passa a ser um processo de reconstrução individual, didático.

Com isto, pretende-se verificar como as atividades lúdicas podem ser utilizadas como estratégia didática de ensino, preponderante para a construção do processo de ensino da matemática, que, caracteriza-se como uma das disciplinas escolares que apresentam significativos níveis de dificuldades para o entendimento entre os alunos do ensino fundamental II. Tendo como principal objetivo descrever algumas intervenções didáticas promovidas pelo uso dos jogos e brincadeiras, no processo de ensino aprendizagem, destacando o papel do jogo como facilitador no processo de aquisição de conhecimento em matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)   pdf (605.5 Kb)   docx (308.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com