TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO A LUDICIDADE É IMPORTANTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Por:   •  15/6/2017  •  Artigo  •  2.543 Palavras (11 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 11

COMO A LUDICIDADE É IMPORTANTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Taís Diniz Cunha

Ana Cristina Cury Teodoro de Oliveira

RESUMO

Os estudos sobre os jogos e as brincadeiras mostram serem recursos pedagógicos que visam o ensino e a aprendizagem da criança de uma maneira integral, o qual esta ligado ao desenvolvimento psicológico, cognitivo, intelectual, emocional e físico-motora, assim como integra o individuo de uma maneira social e tornam as aulas mais atrativas para os alunos. O presente artigo é uma pesquisa exploratória, bibliográfica, com uma abordagem qualitativa que buscou respaldo teórico nos jogos e brincadeiras inseridos no processo educativo e promotores no desenvolvimento da criança. Assim o presente conclui que o processo lúdico se bem trabalhado com definições pedagógicas a aprendizagem acontece de forma natural e divertida dentro desse contexto vivenciados pelas crianças.

Palavras- chaves: Lúdico, Brincadeiras, Ensino, Aprendizagem

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre a importância do lúdico na aprendizagem infantil, a fim de demonstrar sua relevância para a compreensão do trabalho pesquisado.

Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

O brincar pode-se dizer que é um instrumento de aprendizado para as crianças através da imaginação criando hipóteses, construindo companheirismo, sociabilização, com o prazer do brincar.

O brincar não é um sonho, é aprendizagem do mundo, do outro e da relação(...). É brincando que se deve entrar na vida-Caffari- Viallon,1988.

Como menciona Reilly (1974) o brincar tem efeitos evidentes sobre a evolução das habilidades da criança.

Os brinquedos podem incorporar, também, um imaginário preexistente criado pelos desenhos animados, seriados televisivos, mundo da ficção cientifica com motores e robôs, mundo encantado dos contos de fada, estórias de piratas, índios e bandidos. [...] O brinquedo propõe um mundo imaginário da criança e do adulto, criador do objeto lúdico. No caso da criança, o imaginário varia conforme a idade: para o pré- escolar de 3 anos, está carregado de animismo; de 5 a 6 anos, integra predominantemente elementos da realidade (KISHIMOTO, 1996, p. 18-19).

A brincadeira pode ser tanto coletiva quanto individual, quando existem regras na brincadeira, não quer dizer que ela perde seu caráter lúdico, pois a criança pode mudar algumas coisas, pode acrescentar regras ou modificá-las, então as regras são extremamente importantes.

Neste trabalho, houve intenção de realizar levantamento bibliográfico sobre o conceito do lúdico, buscando compreender como será a contribuição no desenvolvimento infantil. Assim a pesquisa teve a finalidade de conhecer diferentes contribuições científicas realizado sobre o tema estudado.

No segundo momento foi utilizado uma abordagem qualitativa, onde se trabalha com os dados qualitativos, ou seja, as informações coletadas pelo pesquisador, uma pesquisa de campo na EMEI Áurea Benck em Jacarezinho-PR.

Entrevistas com professores do ensino infantil, através de questionários como:

* A brincadeira é importante na aprendizagem?

* Os jogos deveram estar presente no desenvolvimento das crianças?

* Ensinar brincando trás resultados positivos?

Portanto este trabalho de pesquisa justifica-se por refletir sobre essa temática, como sendo um requisito cada vez mais necessário e atual para profissionais da área e demais estudiosos.

Diante do exposto, o mesmo consiste em uma revisão bibliográfica, com método monográfico

Graduanda do curso de Pedagogia pela Faculdade Fael.

2.1 O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E CONTEXTUALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Segundo Piaget (1997, p. 14)

o desenvolvimento mental é uma construção contínua``[...] ‘’portanto, torna-se uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior´´(PIAGET, 1997,P.13).

[...]Não podemos pensar o desenvolvimento psicológico como um processo abstrato, descontextualizado, universal: o funcionamento psicológico, particularmente no que se refere as funções psicológicas superiores tipicamente humanas esta baseado fortemente nos modos culturalmente construídos de ordenar o real ( KOHL, 1993,p.24).

Para Balestra ( 2007, p.39) as funções cognitivas elementares são: “percepção, habito, e memória”, as quais são responsáveis por uma modalidade de adaptação mais superficial. Assim de acordo com França (2009) a aprendizagem é o processo neuropsicocognitivo, uma aprendizagem interativa da dimensionalidade do saber, onde realizam o corpo a psique e a mente para apropriar-se da realidade de uma forma particular.

2.2 EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO LÚDICO

Para Kishimoto (2002) o lúdico abrange o brincar e suas brincadeiras, onde tem o mesmo sentido infantil. Assim Kishimoto (2002) fala que o senso lúdico faz parte do dia a dia do ser humano onde envolve o aprendizado e a construção do conhecimento de uma forma prazerosa do viver e da convivência social. Ou seja o lúdico engloba valores de todas a s fazes da vida, mas no contexto educacional, faz com que sua convivência com a aprendizagem voltada para produções simbólicas de forma lúdica e prazerosa, conforme procedimentos metodológicos compatíveis com a idade Kishimoto (2002).

O Lúdico segundo Marinho, (2012) tem valores educativo e pode ser utilizado na escola como um dos recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem, contribuindo com o desenvolvimento do aluno. Nesta perspectiva, o lúdico seguindo o jogo educativo, se torna imprescindível, pois possibilita a criança uma aprendizagem, através de vivencias corporais, motora intelectual, simbólica, imaginaria e prazerosa ( Marinho , 2012).

Kishimoto (2011) ressalta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com