TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ludicidade nas primeiras séries do Ensino Fundamental

Por:   •  7/5/2015  •  Artigo  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A partir da aprovação da Lei 11.274/2006, que instituiu o Ensino Fundamental de nove anos e a inclusão das crianças de seis anos de idade, fez-se necessário pensar na importância de um trabalho que garanta a essas crianças tudo aquilo que lhe é considerado importante, o seu corpo relacionado ao meio.

O Lúdico é considerado uma estratégia insubstituível, que deve ser usada na construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades operatórias. Com a inclusão dessa criança de seis anos no ensino fundamental, faz-se necessário o uso de jogos, brinquedos e brincadeiras em integração com os conteúdos curriculares permitindo assim a junção da aprendizagem com o prazer. A criança que aprende de forma lúdica, nunca mais esquece, pois a ludicidade é auxiliadora na descoberta da criatividade, fazendo com que a criança possa se expressar, analisar e transformar a realidade a sua volta.

Trabalhar com o lúdico propicia ao professor questões desafiadoras à sua turma nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, levando-os a pensar e consequentemente promovendo questionamento, resolução de problemas, na maioria das vezes em grupo, o que vem despertar o cooperativismo. Sabe-se que, quando a criança brinca ela demonstra prazer em aprender. E por meio desta brincadeira tem a oportunidade de satisfazer seus desejos. Torna-se capaz de vencer seus medos, sente-se mais seguro em enfrentar os desafios com segurança e confiança. Ao levar seus alunos a “brincar”, o professor os auxilia para que desperte suas fantasias, fator muito importante, pois desperta seu potencial criativo, professor é um promotor da criatividade e não mais um transmissor de um saber pronto. É importante que o professor considere as hipóteses que as crianças formulam, observe e registre as “teorias” espontâneas que aparecem em consequência aos jogos e brincadeiras, organize atividades em que as crianças em grupo ou individualmente possam resolver, coloque as crianças em contato com diferentes fontes de informação sobre os temas escolhidos. Desta forma o professor assume papel fundamental como mediador no processo de construção do conhecimento para o aluno nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A Ludicidade nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental

O lúdico deve fazer parte do cotidiano nas primeiras séries do Ensino Fundamental, para auxiliar na construção do processo de ensino e aprendizagem , podendo ser utilizado em todas as áreas do conhecimento proporcionando ao aluno um aprendizado de forma funcional, espontânea e prazerosa, além de estimular de forma dinâmica a interação entre os alunos e o professor.

Com a ludicidade o professor trabalha vários aspectos como a criatividade do aluno, a forma com que o aluno demonstra os seus sentimentos, sua ideias, como ele estabelece suas relações e como forma os seus conceitos, beneficiando e facilitando a intermediação entre o que é ensinado e o que é aprendido.

Ao aplicar a ludicidade é importante que o professor enxergue a sala de aula como um espaço de interação e aprendizagem, sendo assim antes de aplicar uma aula lúdica ele deve escolher a disciplina e o conteúdo a ser trabalhado, levando sempre em consideração o espaço que tem disponível para realizar a tarefa, além do objetivo que a aula deve alcançar.

Existem várias maneiras de utilizar a ludicidade nas diversas disciplinas nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Exemplo:

Disciplina de Língua Portuguesa

Tema: Contação de Estórias

O professor pode escolher uma estória que ensinam valores morais e éticos as crianças, e depois realizar um bate papo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com