TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

Escola Caminho do Saber

Área de conhecimento; linguagem e códigos

Disciplina; língua Portuguesa

Serie: 3° ano do ensino fundamental

Número de aulas Previstas: 4

Data de início e termino: 16 a 19 de maio de 2016

Conteúdo: cordel

Objetivo:

* Conhecer, por meio da leitura e da escuta, as características textuais da literatura de cordel

* Incentivar e estimular o gosto pela leitura

* Trabalhar oralidade e escrita

* Permitir o (re)conhecimento e a valorização de variedades linguísticas menos prestigiadas socialmente e, consequentemente, o respeito e a valorização de outras formas culturais que não são aquelas socialmente reconhecidas e valorizadas;

* Promover aproximação com a cultura popular, principalmente a nordestina, através do conhecimento da Literatura de Cordel;

Desenvolvimento:

1. A professora ira ler o texto “ Cordel adolescente, ó xente !De Sylvia (em voz alta, e falar sobre as características de um texto de cordel após deverá fazer uma reflexão sobre o tipo de linguagem usada pelos autores.

2. Os alunos farão a leitura do texto (De EU E O SERTÃO - Cante lá que eu canto Cá - Filosofia de um trovador nordestino - Ed.Vozes, Petrópolis, 1982), logo após a professora fará uma reflexão sobre a linguagem usada pelo autor e perguntará aos alunos, se eles conhecem alguém que fala do mesmo jeito que o texto, o que ele acham dessa forma de falar e se eles acham errado falar assim e porquê? A professora ira falar sobre as diferentes formas de fala que existem no Brasil em especial no Nordeste.

3. A professora iniciara a aula lendo o texto “Ai se Sesse Autor: Zé da Luz” com os alunos, seguida eles irão copiar e fazer uma interpretação do texto.

4. A professora irá distribuir entre os alunos folhetos originais de textos de cordel para que os alunos tenham acesso, logo após farão uma reflexão dizendo o que acharam e se já tiveram acesso antes em seguida deverão reproduzir desenhos imitando técnica de xilogravuras que serão expostos no pátio da escola.

5. A professora ira fragmentar o cordel nordeste, depois os alunos irão ensaiar e ler para os alunos de outra sala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com