TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Formal e Coloquial

Por:   •  20/5/2016  •  Seminário  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  1.289 Visualizações

Página 1 de 2

Linguagem  Formal e  coloquial

    Quando se fala em comunicação é possível  perceber que   existe muito  ainda a se compreender sobre o tema. A falta de conhecimento tem provocado grades conflitos em diversos âmbitos, como por exemplo, o preconceito ao modo de falar de determinado grupo social ou região. A língua materna do Brasil é o português, porém existem variações dentro desta língua.

      A língua portuguesa que é falada hoje no Brasil sofreu inúmeras modificações ao longo dos anos tais como influenciam de outas línguas e culturas como as próprias variações que vinheram se estalando ao longo do tempo. As variações regionais são conhecidas por todos, porem além destas existem também as varias de acordo com o grupo social, ou seja, um grupo de adolescente em uma festa não ira se comunicar como um grupo de advogados em uma determinada situação.

      Portanto a linguagem formal tem a sua fuçam e local determinado para se utilizada assim como a linguagem  coloquial. Usar  a linguagem coloquial  em uma situação formal poderá ser considerado  falta  de ética  assim também  como utilizar a linguagem formal em uma situação não formal  poderá transparecer prepotência. Instala-se a  duvida  de como ser agir  perante a esta  complexidade  existente a língua portuguesa.

    Contudo pode se  chegar à conclusão que  se deve respeitar a cultura de uma determinada região   que possui seu modo de falar incluindo suas gírias, assim também como de um determinado grupo. Porém é preciso  que se tenha a consciência  que é preciso saber pondera, ou seja, saber utilizar  das duais  formais da língua, e usa-las   cada uma  de acordo com  sua utilidade e  função.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com