TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DO USO DA LINGUAGEM VIRTUAL SOB A LINGUAGEM FORMAL COM ÊNFASE NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  19/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.468 Palavras (18 Páginas)  •  1.562 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL PONTA PORÃ/MS - 2015[pic 1]

A INFLUÊNCIA DO USO DA LINGUAGEM VIRTUAL SOB A LINGUAGEM FORMAL COM ÊNFASE NO AMBIENTE DE TRABALHO

BARBOSA, Jefferson Machado¹

ALVES, Alesi de Farias²

ALVES, Lucilaine³

RESUMO: Diante do avanço tecnológico e principalmente da internet, a escrita e a fala se difundiram em um tipo de língua específica, a Linguagem Virtual, a qual tem características de abreviações das palavras, uso de símbolos e códigos com finalidade de demonstrar ao receptor, sensações e expressões do emissor. Desse modo, o objetivo geral deste estudo é apresentar os impactos causados pela linguagem virtual sob a linguagem formal e suas reflexões em um ambiente de trabalho, tendo em vista que esse campo requer uma linguagem formal. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica de trabalhos acerca do assunto com intuito de apresentar informações relativas às influências da linguagem virtual sob a linguagem formal, em um ambiente corporativo. Os resultados iniciais mostram que o uso constante das novas tecnologias de informação e comunicação modificam muitas atividades diárias da vida humana, inclusive no setor de trabalho, causando assim alterações nas práticas de letramento, ou seja, o uso incessante das tecnologias causam inadequações do emprego da língua portuguesa no dia-a-dia das pessoas e também no ambiente de trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; Linguagem Virtual; Internetês; Linguagem Formal; Ambiente Corporativo.

Introdução

                  As atividades desenvolvidas em um ambiente de trabalho devem ser precisas, tempestivas, verdadeiras e fundamentadas em bases confiáveis. Nas últimas décadas, as tarefas realizadas pelas empresas evoluíram a nível tecnológico, devido ao grande avanço da Era digital em todo o mundo.

        Com o avanço tecnológico da mídia digital, as pessoas fazem o uso dos recursos disponíveis para a comunicação nas esferas, tanto social como no

______________________________

 Docente de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Curso de Ciências Contábeis, Unidade de Ponta Porã/Mato Grosso do Sul (MS).

² Aluno Regular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Curso de Ciências Contábeis, Unidade de Ponta Porã/MS. E-mail: alesi.farias@hotmail.com.

³ Aluna Regular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Curso de Ciências Contábeis, Unidade de Ponta Porã/MS. E-mail: lucilaine_alves@outlook.com.

ambiente organizacional para realização de suas atividades. Essa nova tecnologia vem tomando espaço e tem influenciado as pessoas a se adaptarem às novas realidades, ditando assim novas regras e estabelecendo novos padrões (MACIEL, 2008).

          A partir do uso incessante das novas tecnologias existentes, os usuários desse mundo digital, para facilitar a comunicação, vêm adaptando a escrita de modo que a torne mais fácil e rápida para a comunicação em massa, tendo em vista que a língua escrita é a mais utilizada pelos usuários dessa nova Era. Apesar de ser uma comunicação através da escrita, as pessoas conseguem demonstrar, através dela, seus sentimentos, expressões, bem como o estado emocional, através do uso dos emoticons, termo esse que representa através de caracteres bem elaborados, os estados emocionais das pessoas.

                  Essas linguagens têm como características a abreviação das palavras, ausência de acentuação gráfica, de modo que essas pessoas se tornam habituadas com o uso da linguagem virtual e muitas vezes a utilizam em ambientes que requerem uma linguagem formal, como o ambiente de trabalho, tornando assim uma escrita inadequada para este espaço.

          Diante dessa realidade, dá-se a relevância deste trabalho, que é demonstrar os efeitos causados pela linguagem virtual na linguagem formal em um ambiente de trabalho. A partir dessas informações e estudos, o objetivo geral desta pesquisa é apresentar os impactos causados pela linguagem virtual sob a linguagem formal e suas reflexões em um ambiente de trabalho, tendo em vista que esse campo requer uma linguagem formal.

           Considerando a relevância do estudo e o objetivo geral apresentado, a questão orientadora deste estudo é: “Quais são os impactos do uso da linguagem virtual sob a linguagem formal em um ambiente de trabalho?”.

          Com base nessas informações, a estrutura deste trabalho tem inicio com os procedimentos metodológicos adotados, seguido da fundamentação teórica em que a pesquisa se apoia e por fim as considerações finais que concluem os estudos apresentados.

1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

           De acordo com Beuren, et. al., (2009) a metodologia da pesquisa envolve o rol dos procedimentos metodológicos a serem adotados, isto é, o delineamento que permite focalizar o problema de pesquisa e traçar um guia para coletar e analisar os dados. O delineamento implica em escolher um plano para conduzir a pesquisa, nesse sentido, esta pesquisa ao considerar as particularidades da linguagem virtual e da linguagem formal, classifica-se em uma pesquisa descritivas quanto ao objetivo, bibliográfica quanto aos procedimentos e qualitativa quanto à abordagem da problemática.                        

         

2. A LINGUAGEM

    Ferreira (2001, p. 427) define linguagem como “o uso da palavra articulada ou escrita como meio de expressão e de comunicação entre as pessoas”. Neste sentido é possível compreender que linguagem é o canal de diálogo entre duas ou mais pessoas.  Diante do proposto, Nobre e Fávero (2011) destacam a importância da linguagem, pois sendo o ser humano um ser social, este tem necessidade de interagir para sobreviver no meio em que habita.

    Para completar as ideias apresentadas Schelles (2008), por sua vez, conceitua que a conversação proveniente da linguagem além de essencial para a existência humana, é eficaz para as relações pessoais, empresarias e educacionais e pode ser feita de várias formas, todavia, só existe verdadeiramente entendimento quando a mensagem é recebida com o mesmo sentido com o qual ela foi conduzida inicialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (207 Kb)   docx (967.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com