TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludicidade

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 Explique com suas palavras porque a criança precisa brincar muito nos primeiros anos de sua vida. (Valor: 0,0 a 0,5)

É de extrema importância que a criança brinque muito, seja estimulada nos primeiros anos de vida, pois é através de brincadeiras que a criança aprende, desenvolve outros estímulos, o desenvolvimento da psicomotricidade, coordenação motora, dentre outros. Nos primeiros anos de vida ela aprende através da imitação, quando bebê passa a conhecer e explorar seu corpo, seus limites, levando a mão na boca, objetos, os pés, derrubando objetos no chão. Atividades repetitivas são importantes para a continuação do desenvolvimento, depois passa a brincar através de imitação e explora a sua imaginação, expressando muitas vezes na brincadeira frustrações vividas na realidade, possibilita na sua brincadeira coisas que muitas vezes é privada enquanto vida real, como por exemplo, dirigir um carro. Expressa sua afetividade, enfim, explora a sua imaginação. O desenvolvimento de brincar, estimular a exploração de sua coordenação motora e psíquica nos anos iniciais, ajuda no desenvolvimento dos anos posteriores, na escola, na sua conduta, na sua relação na sociedade, no seu raciocínio lógico, mas quando bem trabalhada enquanto criança.

1.2 Após a leitura do conteúdo da Aula 1 justifique porque o professor deve interagir e até mesmo participar das brincadeiras das crianças. (Valor: 0,0 a 0,5)

É importante que o professor interage e participe das brincadeiras juntamente com as crianças, porque através das brincadeiras elas aprendem muito. Brincar por brincar também é importante, mas quando se tem a oportunidade de estimular, brincar aprendendo é melhor ainda. O professor participando, ele observa como a criança brinca, suas possibilidades e dificuldades, ajudando-o a superar suas dificuldades, a explorar suas capacidades. Aprimorando através de brincadeira, através da diversão, a relação da criança com a sociedade, a afetividade, o cuidado, e a coordenação motora, seja a ampla, a fina, a grossa e a psíquica.

1.3 Copie do texto da aula os conceitos que você considera mais completos para as seguintes expressões: (Valor: 0,0 a 0,75):

a. brinquedo: suporte de uma representação, “um objeto que a criança manipula livremente, sem estar condicionado às regras ou a princípios de utilização de outra natureza, é um objeto infantil, [...] distinto e específico, com imagem projetada em três dimensões.” O objeto pode ou não estar relacionado à imagem que representa na brincadeira: um pedaço de madeira pode ser uma boneca, um cavalo, uma arma, dependendo do momento e da função que a atividade lúdica requer. “O brinquedo é, acima de tudo, um dos meios para desencadear a brincadeira” (Brougère, 1995, p. 13).

b. jogo pedagógico: refere-se à ação lúdica, sujeita a regras ou desempenho de habilidades, com uma estrutura sequencial numa situação lúdica. Atividades que favorecem a aprendizagem, independentemente de estar relacionado a determinado conteúdo. Exemplo: montar um quebra-cabeça desenvolve a atenção, a concentração, o raciocínio lógico e a capacidade de análise e síntese.

c. lúdico: toda ação voluntária que proporcione alegria, diversão, prazer, satisfação, independentemente do resultado. Exemplos: brincar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com