TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludicidade

Por:   •  31/8/2015  •  Resenha  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 3

Pesquisas

1.Pesquisar sobre ludicidade no ambiente hospitalar

As atividades lúdicas no espaço hospitalar representam  parcerias indispensáveis no dia a dia da criança hospitalizada. Nesse cenário, o pedagogo hospitalar representa o papel  fundamental  no processo de ensino aprendizagem desta criança, que por sua vez está paralisado por causa do afastamento desta criança na escola.

O pedagogo não pode apenas desenvolver seu papel com jogos e passatempo, mas também favorecer o ambiente com jogos e brincadeiras para desenvolver a capacidade mental, criativa , expressividade, desenvolvimento da imaginação desta criança.

A atividade lúdica é processo pelo qual as crianças são estimulas desempenhar suas atividades com mais motivação, bem como facilita a interação com as outras pessoas e torna o  ambiente hospitalar mais próprio para os doentes .

 O Lúdico é muito apropriado, pois contribui nos aspectos psíquicos, afetivos e emocionais da criança, já que no ambiente hospitalar há indivíduos que requerem uma atenção especial.

2.Qual o papel dos doutores da alegria?

         Os doutores da Alegria é uma Ong sem fins lucrativos, onde se tem por propósito fazer  um trabalho com crianças hospitalizadas, sua família e médicos. A natureza do trabalho consiste em uma imitação do palhaço que brinca de ser médico no hospital e são atores profissionais.

A finalidade não é distrair a criança da realidade na qual ela está, e sim fazer daquele encontro um momento de  convivência e brincadeira.  

O programa é grátis  para os hospitais e todos os hospitais atendidos são da rede pública .

O papel dos Doutores da Alegria é estabelecer um contato olho no olho o que é fundamental para permitir o acesso à essência da criança. As crianças visitadas tornam-se mais alegres e menos ansiosas, apresentam melhoras em seu tratamento, adquirem uma relação mais positiva em relação ao hospital tendo melhoras em sua recuperação e comportamento. Todas as pessoas envolvidas descobrem o quanto é importante brincar e se torna uma relação humana e afetiva.

Com essa atividade os Doutores da alegria tornam o tratamento das crianças mais ameno e agradável e o efeito das brincadeiras é muito bom para as crianças.

3.Qual o papel do lúdico nas empresas?

O mundo coorporativo é um ambiente muito favorável para se estabelecer o Lúdico. No ambiente empresarial exige-se eficiência, eficácia, e atingimento de metas, não aproveitando das pessoas o que ela tem de melhor.

O lúdico  possibilita termos um diálogo e uma troca constante de experiências, ética, valores, conflitos, poder, sempre na buscando o entendimento entre as pessoas, Através dele  se experimenta  o desconhecido, estimulando  a imaginação, a criatividade nos tornando  aprendizes.

No mundo atual com o avanço da tecnologia, tudo acontece de maneira muito rápida e a todo o momento. Diante dessas circunstancias o desenvolvimento das pessoas no campo empresarial só terá sentido se o instrutor  comunicar  e compartilhar o conhecimento utilizando novas técnicas, onde o conhecimento possa ser transmitido e distribuído de uma  maneira que a resposta seja instantânea . Nessa proposta, o lúdico se enquadra perfeitamente, pois, com o lúdico inserido em uma empresa haverá mais convívio entre os funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com