TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludicidade em espaços escolares e não escolares

Por:   •  15/3/2017  •  Artigo  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  1.049 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: Pedagogia EaD

Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares                NOTA: 0,0 a 2,5

Professora Mestre Lucia Eugenia Pittas Martini                                        Semestre: 4º

Acadêmico (a): Lucinda Ribeiro Zamperlini                      RGM: 053.13859                                  

Polo: Caarapó                              Data: 03 /09/ 2016

“Não paramos de brincar porque envelhecemos,

Envelhecemos porque paramos de brincar.”

(Nana*, 103 anos)

Atividades da Aula 07 

Atenção: Copiar texto ou trabalhos de outrem sem dar-lhe crédito, é considerado plágio. Copiar trabalhos prontos de colegas para obter nota é fraude. Preocupa-nos porque postulamos um ensino de qualidade, estamos comprometidas com a formação de educadores, que devem ter postura ética para formar os futuros cidadãos. Para Oliveira: “o simples ato de copiar e colar o texto em um trabalho e levar ao professor sem a compreensão do assunto, sem adquirir o conhecimento é, no mínimo, um grande desperdício e, o mais grave, um ato ilícito.”

Fraude: ação de burlar, falcatrua, lograr, enganar, iludir; embuste, ardil. (Dicionário Aurélio).

(Coordenação de Pedagogia e Letras – EAD – UNIGRAN)

7.1 A ludicidade deve fazer parte do saber do educador e fazer o lúdico acontecer é uma competência que precisa ser cultivada. O licenciado em Pedagogia deverá: Valor: 0,0 a 0,3

I - Contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

II - Comprovar bom desempenho físico, demonstrando simpatia, alegria e extroversão nas diferentes atividades.

III - Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras.

IV - Conhecer as novas práticas sociais, trabalhando com categorias até então esquecidas: crianças em situação de risco, jovens com pouca escolaridade e idosos.

V - Comprovar experiência para atuar em todas as frentes de trabalho para as quais for contratado.

São afirmações corretas:

A (   ) I, II e III

B (   ) I, III e V

C (X) I, III e IV

D (   ) III, IV e V

E (   ) Todas as afirmações são corretas

7.2 Faça a leitura atenta da Aula 7 e pesquise definições para as expressões seguintes e lembre-se de citar as fontes consultadas. Valor: 0,0 a 0,6

A- Educação não formal:

A educação não formal, da iniciativa de grupos que se empenham na alfabetização de adultos, de empresas que oferecem cursos de aperfeiçoamento de habilidades para seus empregados, de igrejas, que reúne fieis para ensino religioso, de comunidades que preparam jovens para o exercício da cidadania. Pode ser definida como qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino.

A maior importância da educação não formal está na criação de novos conhecimentos, a qual é transmitida pelos pais na família, no convívio com os amigos, clubes, teatros, leitura de jornais, livros, revistas etc. Define-se a educação não formal por uma ausência, em comparação ao que há na escola, tomando como único paradigma educação

B- Organização não governamental (ONG):

São grupos sociais organizados, sem fins lucrativos, constituídos formal e autonomamente, caracterizados por ações de solidariedade no campo das políticas públicas e pelo legítimo exercício de pressões políticas em proveito de populações excluídas das condições da cidadania. Porém, seu conceito não é pacífico na doutrina, existindo muitas divergências.

 Um estudo político e sociológico mais profundo, principalmente no que diz respeito à regulamentação e representatividade de instituições políticas e sociais, e também às suas responsabilidades atuais perante a lei e as determinações constitucionais. Essas organizações podem complementar o trabalho do Estado, podendo receber financiamentos e doações dele, assim como de entidades privadas, para tal fim. Atualmente, estudiosos têm defendido o uso da terminologia organizações da sociedade civil para designar tais instituições. É importante ressaltar que o termo "ONG" não tem valor jurídico.

C- Terceiro Setor:

Terceiro setor é formado por associações e entidades sem fins lucrativos, contribuindo para chegar a locais onde o Estado não conseguiu chegar, fazendo ações solidárias, portanto possui um papel fundamental na sociedade.  As entidades do terceiro setor têm como objetivo principal melhorar qualidade de vida dos necessitados seja ele crianças, adultos, animais, meio ambiente, e etc.

As fundações, associações, instituições do terceiro setor estão muitas vezes envolvidas com obras de filantropia. É importante referir que as empresas que têm responsabilidade social também podem contribuir para uma sociedade mais equilibrada e justa.

7.3 Segundo Almeida, a criatividade, a descoberta do significado do brincar na vida de cada um, a capacidade de trabalhar em grupo, a competência para lidar com desafios e frustrações e o humor são os alicerces da autoestima, o que, certamente favorecerá o surgimento de indivíduos resilientes e equilibrados. Justifique essa afirmação: Valor: 0,0 a 0,3

- Aspectos que devem ser observados: coerência; adequação ao tema; consistência; domínio da norma culta; clareza na exposição das ideias. O texto deve ter o mínimo de 6 linhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (308.7 Kb)   docx (642 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com