TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDICINA PALEATIVA

Por:   •  1/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

Medicina Paliativa

        A Medicina Paliativa é o cuidado dispensado a pacientes que não respondem mais aos tratamentos de cura, prioriza o controle da dor e dos sintomas, cuida do lado psicológico do paciente tanto do lado social como espiritual e da suporte emocional aos seus familiares, tem por objetivo conseguir melhor qualidade de vida para o paciente. Começou ser discutida no Brasil em 1983, e é ainda praticamente desconhecida pelos médicos brasileiros. Os cuidados paliativos não prolongam a vida do paciente, apenas aliviam os sintomas para que o mesmo possa ter uma vida mais confortável e digna.

        A figura 01 mostra o tema sendo discutido pela Rede Globo, na novela “Viver a Vida” de uma forma ficcional e distante da realidade da saúde brasileira, a medicina paliativa no Brasil ainda não é reconhecida como área medica de atuação, mas caminha para isso, para a formação de médicos especializados na área. O reconhecimento dessa nova especialidade médica ocasionara qualidade no atendimento a pacientes portadores de doenças crônicas, incuráveis ou que estejam em fase final de vida.

        O Ministro da Saúde José Gomes Temporão em entrevista a revista “meaning edição 4 – Ano 2” diz que o SUS contempla a estruturação e o funcionamento de serviços para cuidados paliativos e que pretende fazer melhorias para aprimoramento dos serviços, seja com ações para difundir o conhecimento nessa área, seja para qualificação da assistência ou na educação continuada para os profissionais, sempre de acordo com os princípios da integralidade e da humanização. Menciona ainda na entrevista que atualmente o Ministério da Saúde trabalha na elaboração de diretrizes nacionais para controle da dor e cuidados paliativos, a fim de que sejam incorporados na atenção básica e especializada.

        Nessa entrevista do Ministro da Saúde, aponta aparentemente várias medidas que estão sendo tomadas em relação ao assunto, porém, não é isso que se vê hoje nas unidades públicas de saúde, o que presenciamos hoje na saúde pública brasileira pode ser exemplificado exatamente como na figura 02, um sistema sucateada onde mais parece que o paciente é empurrado para morte. Todos os dias presenciamos nos noticiários de televisão erros médicos grotescos, paciente nos corredores de hospitais por falta de vaga, gente morrendo por falta de atendimento, diante de um quadro desses fica a pergunta, a Saúde no Brasil não consegue atender a população no mínimo, como vai se preocupar com cuidados paliativos? Fica parecendo um luxo diante de tantas necessidades básicas que tem a Saúde Publica Brasileira hoje.

        

                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com