TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Tese: MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Tese  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

MEMORIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO.

A ESCOLA LEONÍLIA GOMES PARENTE JAIBARAS SOBRAL-CE

Leonília Gomes Parente, assim chamada e registrada em homenagem a Dona Leonilia, mãe do prefeito da época Sr. Jerônimo Prado. Localiza-se na Rua Santa Terezinha no distrito de Jaibaras. A mesma foi fundada no ano de 1969, no período contemporãneo tem 44 anos desde sua inauguração. Obra significante para o distrito, pois atende crianças, jovens e adultos das localidades vizinhas.

Esta foi gerenciada por grandes mulheres estando na ordem dos nomes:

Sra. Terezinha Ribeiro Parente, Sra. Dalva Linhares da Ponte Prado, Sra. Maria das Graças Furtado Melo, Sra. Margarida Maria de Abreu Silva, Sra. Maria de Fátima de Oliveira Ponte, Ivana Maria Ribeiro da Ponte, Sra. Marta Maria Linhares e hoje esta na direção a Sra. Jaqueline Madeira Batista que completa 13 anos no ano corrente.

A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO.

A psicologia do desenvolvimento estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos físico- motor, intelectual. afetivo- emocional; desde o nascimento até a idade adulta isto é, a idade em que todos estes aspectos atingem o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. o desenvolvimento humano.

Antes de alcançarmos este grau passamos por varias etapas podemos destacar como exemplo atividades que são realizadas no desenvovimento das crianças tais como: brinquedos, brincadeiras e jogos fazem parte do cotidiano das mesmas, visto que, sua prática constitui processos de socializaçâo e descoberta do mundo, onde é possível adquirir autonomia e competências. Para tanto é necessário trazer a luz teorias que contribuam para os educadores terem um olhar aprofundado no lúdico e o caminho que a criança percorre na aquisiçâo dos conhecimentos.

Vygotsky ( 1994, p. 115 ) acrescenta que:

O lúdico influência enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e auto confiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem do pensamento e da concentraçâo.

Segundo o autor a criança constitue os primeiros pontos de apoio para a sua futura criaçâo vendo e escutando, ela acumula materiais com o qual estrutura sua fantasia progredindo num processo de transformação.

Borba(2006 , p. 42) defende a participaçâo de o educador no brincar ao destacar que:

Uma excelente fonte de conhecimento sobre o brincar e sobre as crianças e os adolescentes é observalos brincando. penetrar nos seus jogos e brincadeiras contribui por um lado para colhermos informaçôes impotantes para a organizaçâo dos espaços e tempos escolares e das práticas pedagogicas de forma que possam garantir e incentivar ou brincar por outro lado ajuda na criaçâo de possibilidades de interaçâo e diálogos com as crianças uma vez que propicia a compreensâo de suas lógicas e formaspróprias de pensar , sentir e fazer e de seus processos de construçâo de suas identidades individuais, e culturais de pares

A escolha como um meio deveria enfatizar o potencial educativo próprio de cada brincadeira, atravésdestas observaçôes, o educador acaba criando mecanismo de desenvolvimento com seus procedimentos profissionais que está sempre atento as necessidades dos alunos.

REFERÊNCIAS.

http:\\pedagogiaaopédaletra.com\page\5\?s=qual+a+importância+da+psicologia+para+a+pedagogia.

BARROS, C. S. G. Pontos de psicologia de desenvolvimento, Sâo paulo: Ática 1987

VYGOTSKY, lev semyonovitch. pensamento e linguagem. Lisboa: ediçôes antídoto, 1979.

BORBA, Ângela, meyer. o brincar como modo de ser e estar no mundo. in BRASIL, ministério da educaçâo.ensino fundamental de nove anos: de orientação para a inclusâo da criança de seis anos de idade. Brasília: FNDE, estaçâo gráfica 2006.

...

Baixar como  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »