TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMÓRIA DO FIM DO CURSO

Por:   •  7/8/2015  •  Monografia  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5
  1.  Organigrama

(anexada no fim deste capítulo)

  1. Calendário Escolar

(anexada no fim deste capítulo)

  1. Outros dados sobre a escola

Actualmente o Complexo Divina Providência é uma escola Católica, porém num sistema de parceria com Estado.

O objectivo da fundação parte da observação e constatação de religiosos da Congregação dos Seres Pobres da Divina Providência, residentes no local, do facto de existirem muitas crianças fora do sistema escolar de ensino devido a falta de escola aos arredores do bairro.

Em Abril de 1994, foi oficializada com a designação de Divina Providência com o nº 626.

Realidade social no qual a escola esta inserida e heterogénea, quanto ao nível de vida. Os problemas sociais que se apresentam é de violência doméstica, baixo nível de escolaridade, alto nível de gravidez precoce, falta de saneamento básico, carece de água e energia.

Esses problemas influenciam de forma negativa o rendimento escolar e nas relações entre os intervenientes do processo de ensino e aprendizagem.

A maior parte da população local é de baixo nível, vivendo em casas de pequeno porte abordando um número elevado de pessoas. Muitas famílias são desestruturadas, isto é, um dos parceiros invade das suas responsabilidades.

A realidade apresenta também pontos positivos que podem ser identificados como o grande interesse, por parte dos encarregados, em matricular os filhos na escola e interesse na educação religiosa.    


  1. Classe

Estágio na 1ª classe, turma A, sala 4, período manhã e tem como professor titular Sofia.

  1. Lista dos alunos

(anexada no fim deste capitulo)

  1. Mapa da sala

(anexada no fim deste capitulo)

  1. Características da turma

A turma onde estagiei é composta por 43 alunos, com a idade compreendida entre os 06 aos 07 anos. A turma é caracterizada por características psicológicas e físicas. Os meninos apresentam comportamentos mencionados no terceiro estágio de desenvolvimento cognitivo de Piaget (dos 06 aos 12 anos). Nesta fase o desenvolvimento cognitivo dos alunos já se encontra desenvolvido por meio das operações concretas, aquisição de conhecimentos por meio dos símbolos que traduzem mentalmente a linguagem. Os meninos são muito inteligentes, visto que, os conhecimentos construídos anteriormente (pré-operatório dos 02 aos 06 anos), por eles transformavam-se em conceitos concretos.

Os alunos são bastante alegres, barulhentos, participativos e muito amáveis.


  1. Rotinas diárias

Levantava às 06 da manhã, preparava-me para um novo dia rumo a Escola Divina Providência. Chegava à escola às 07:30min, ajudava na organização dos alunos no pátio, de seguida cumpria com as actividades que se realizavam no pátio (motivação, entoação do hino nacional e oração). Após estas actividades serem realizadas, levava-os a sala de aula. Às 08h:00, começava o primeiro tempo até 08:45min, segundo tempo às 08:50min, até 09:35min, terceiro tempo às 09:40min, até 10:25min, (intervalo) até 10:45min, quarto tempo 10:50min, até 11:35min, quinto tempo 11:40min, até 12:25min, (Saída).

  1. Período de observação: quem foi o observado e quem foi o observador.

Durante à primeira semana do estágio, observei às aulas da professora titular Sofia.

Na segunda, terceira e quarta semana, fui observada pela professora titular “Sofia”, Professor  tutor “Tomás”  observou-me durante dois dias, e pela colega de dupla “Delmânia”.

  1. Período de aulas

Durante o período de estagio, comecei à dar aulas no dia 15 de Junho do e terminei no dia 09 de Julho, correspondendo a um período máximo de 32 dias, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio, Educação Manual e Plástica, Educação Musical, Educação Religiosa e Educação Física.

  1. Acontecimentos especiais
  2. Ultimo dia de estágio
  3. Alunos a destacar positivamente

Dulce                  Graziela

António                Zinga        

Cícero                Esmael

Benjamim                 Esperança

Narciso                  Flávia

Evanete                 Sofia

                 

Alunos a destacar negativamente

Elohim         Petra

Garcia         Maria

André         Jacira

Fernanda


  1. Destaques

Destaco o estágio como um período agradável para mim, foi um período difícil, mas vivido alegremente e com grande esperança de vencê-lo.

Destaco a Direcção da Escola IMNE Marista pelos conselhos do professor observador (Tutor), a Direcção da Escola Divina Providência pelo tratamento recebido todos os dias durante o estágio. Destaco também os colegas estagiários que me ajudaram a vencer as dificuldades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com