TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO

Por:   •  21/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  1.967 Visualizações

Página 1 de 5

DIAGNÓSTICO CLÍNICO

  1. DADOS DO AVALIANDO

Cliente

Nome: João Luís da Silva

Idade: 10 anos                                                               Data de nascimento: 01/01/2007

Endereço: Rua da Alegria, 888 – Bairro das Rosas – Alecrim – RS

Escola: E. E. E. Fundamental Aprender                Série: 5º ano

Filiação:

Mãe: Joana da Silva

Profissão: Industriaria                                                Idade: 33 anos

Pai: Luís da Silva

Profissão: Industriário                                              Idade: 39 anos

  1. QUEIXA REGISTRADA

De acordo com a entrevista com João, com seus pais e com a Coordenadora Pedagógica da Escola, foram levantadas as seguintes queixas: João tem dificuldades em leituras, com problemas em seguir a sequência e concentração; aparenta não ter foco; está com baixo rendimento escolar e suas notas estão baixas. Percebe-se que sua fala é perfeita. Segundo a Coordenadora Pedagógica, raríssimas vezes consegue acompanhar e copiar o que a professora escreve no quadro e não presta muita atenção ao professor, estando dispersivo na maioria do tempo. Segundo informações dos entrevistados, tanto em ambiente escolar e ambiente familiar, João apresenta desatenção, agitação, parecendo estar alheio ao que passa ao seu redor.  Seu material escolar está ultimamente sempre desordenado, segundo seus pais.

  1. CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS

João é o único filho do casal e nasceu de parto normal, na 39º semana, dentro do prazo esperado. A gravidez transcorreu muito tranquila. Teve amamentação exclusiva até o quinto mês, momento que iniciou na Escola de educação infantil em tempo integral. Após começou receber alimentação adequada para sua idade, não apresentando nenhuma intolerância aos alimentos.  Aos oito meses começou engatinhar e com um ano de idade, começou a caminhar. As primeiras palavras iniciaram aos 6 meses e com um ano e oito meses já se expressava bem, com raros erros. O seu desenvolvimento escolar transcorreu de forma tranquila, sem nenhum episódio de dificuldades de aprendizagem. Há um ano João começou a roer as unhas em determinados momentos, como quando está estudando ou realizando alguma tarefa escolar. Sempre teve regras, como horário para dormir, para fazer as refeições e para fazer os temas da escola em casa. Regras que no último ano não está conseguindo seguir. O material escolar encontra-se desorganizado e não tem paciência para arrumar. João tem muitos amigos, com vínculos afetivos bem firmes. As dificuldades de aprendizagem começaram há um ano. No mesmo período que houve a separação de seus pais, e que João passou a morar 15 dias com cada um.  Nos anos anteriores, João não teve nenhuma intercorrência na escola, mantendo sempre boas notas e bom retorno de seus professores. Percebe-se que os pais tem um bom relacionamento e estão preocupados e comprometidos com o desenvolvimento do filho e seu bem-estar. João relata que gosta da sua rotina, mas sente-se “cansado”.

  1. ÁREAS AVALIADAS

João ao realizar a entrevista, mostrou-se muito ansioso, mas sua atitude era de receptividade, disposição, evidenciando alegria e alguma impulsividade. Na entrevista operativa centrada na aprendizagem (EOCA), foi analisado o conteúdo do que ele falou, o nível de aprendizagem e desenvoltura que apresentou e materiais confeccionados durante a entrevista (recortes e desenhos).  Seu estágio cognitivo é o estágio operatório concreto, o que é combinado com sua idade. Fala com fluência e desenvoltura.  Nas provas projetivas seu relato é harmônico com o que desenha. A posição do desenho indica um sujeito equilibrado. Geralmente aprende com facilidade. Seu traçado é bastante irregular e não é muito firme.  Boa concordância da aprendizagem formal. Quanto ao ambiente familiar, ele demonstra ter bom vínculo, mas demostra se sentir inseguro e as vezes confuso em seu lar. O desenho indica equilíbrio e sugere aceitação de si mesmo e bom nível de tolerância a frustração. O relato é lógico com o desenho, o que se concebe bom vínculo consigo mesmo. Sente-se equilibrado e feliz com o que tem, em termos materiais e afetivos. Foram também aplicadas provas complementares, com três baterias de provas com o objetivo de averiguar se foram estimuladas as habilidades básicas necessárias à alfabetização e durante a pré- escola. Não apresentando nenhuma evidência de dificuldades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com