TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marina Nascimento Plano de Regência

Por:   •  2/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto Integrado de Estágio em Docência em Matemática e Ciências

Relatório de Regência

O presente relatório tem o objetivo de demonstrar de que forma a aplicação do Plano de Regência, pensado e construído ao longo do curso, foi realizada na instituição de ensino escolhida, CIEJA Butantã, e na turma determinada, Módulo IV, assim como pretende mostrar as contribuições do estágio obrigatório de Matemática e Ciências para a minha formação. Além disso, irá estabelecer uma relação entre o planejamento das aulas e a implementação das mesmas, indicando as expectativas alcançadas e também os pontos que, devido a diversas variáveis, de alguma forma não funcionaram durante a aplicação. Para isso, de maneira a organizar as informações, o relatório estará dividido entre a experiência de Matemática e a de Ciências, que apesar de terem sido com a mesma turma, aconteceram de forma separada e em momentos diferentes.

Primeiramente, se tratando da Regência de Matemática, é importante elencar que, no CIEJA, grande parte dos alunos possuem um receio muito grande com relação a disciplina, portanto o fato de a aula de Matemática ter acontecido primeiro fez com que o primeiro contato comigo fosse um pouco receoso, com comentários como “Olha moça, já vou avisando que não sabemos Matemática e que talvez não dê muito certo com a gente”, o que fez com que antes de eu começar a aula tivesse que encorajá-los a participar e tentar antes de qualquer coisa. Outro fato importante que aconteceu antes do início da aula, foi que o professor me avisou de última hora que precisaria de 40 minutos da aula para terminar uma atividade com os alunos, ou seja, eu teria então somente 1 hora e 50 minutos para a minha regência. Bom, pensando nesses impasses, resolvi fazer a primeira parte do planejamento (questionamento/apontamento dos alunos) de forma mais rápida, ou seja, em vez de dividi-los em dois grupos e cada grupo apontar seus questionamentos sobre as linhas do tempo, apresentei as duas fotos na lousa, uma sobre a História Geral e outra sobre 1 dia na vida de um adulto, assim pude ouvir as considerações dos alunos sobre elas e também explicar o que eram e elencar diferenças importantes. A segunda parte, no entanto, foi um pouco mais complexa de se realizar, já que envolvia um conhecimento sobre o algoritmo da divisão, conteúdo que os alunos apresentaram grande dificuldade de entender e portanto muito receio na participação da atividade, o que me colocou em muita reflexão posteriormente, já que isso acontece devido a entrada e saída de alunos do CIEJA e também a frequência nas aulas, um problema grande dessa modalidade de ensino. Porém, como o principal foco da atividade não era o algoritmo em si, usamos a calculadora para mostrar como fazer a escala de suas linhas do tempo, o que não ajudou muito no tempo (a escola só tinha duas), mas tranquilizou os alunos. Devido ao curto espaço de tempo, eu e o professor íamos oferecendo auxilio enquanto eles já iam elaborando suas linhas do tempo. Uma coisa que notei e que de certo modo interferiu um pouco no tempo estabelecido para a atividade, foi que os alunos usam o espaço da escola para compartilhar suas histórias de vida e para cada acontecimento que eles colocavam nas linhas do tempo, surgia um comentário e uma história diferente, o que foi muito enriquecedor para a aproximação dos alunos comigo. O terceiro momento, que para mim era o mais importante da aula, foi o que aconteceu mais rapidamente e até alguns alunos não haviam terminado totalmente suas anotações/desenhos, mas, apesar de algumas contas terem dado errado no final das contas, consegui, através do exemplo que eles mesmos criaram, fazer que com que entendessem a diferença entre as escalas e porque elas são diferentes de acordo com a idade de cada um.

Na Regência de Ciências, não sei se pela disponibilidade de tempo ou se pelo fato de a professora ter sido muito gentil e acessível, tudo ocorreu de forma bem próxima ao que eu havia planejado. A turma do Módulo IV já me conhecia, então a recepção foi um pouco melhor, tanto que eles comentaram com a professora sobre a aula de Matemática e pareciam curiosos com o que estava por vir. Também notei que, de um dia para o outro, muitos alunos faltam nas aulas e também alunos que eu não vi no dia anterior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com