TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marina Silva - plano de governo 2014

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

SINDICATOS

Sindicatos são grupos, associações, que reúnem pessoas com os mesmos interesses, do mesmo segmento trabalhista ou econômico. Podendo existir sindicatos de trabalhadores (todos os tipos de profissionais), sindicatos de empresários (conhecidos como sindicatos patronais), entre outros.

Um dos objetivos dos sindicatos é a defesa dos interesses e direitos de seus associados (econômicos, profissionais, jurídicos, políticos, etc). Também tem como objetivo estudar a área na qual atua, realizando, assim, palestras, cursos, pesquisas para crescimento e aperfeiçoamento dos profissionais associados. Todas as ações sindicais visam não apenas os interesses de seus associados, mas também o crescimento social como um todo.

        Além de tratar dos problemas profissionais, os sindicatos atuam igualmente em prol da condição social de seus associados enquanto cidadãos, que são as ações para questões extraprofissionais.

MEIO AMBIENTE

Se refere a todos as vivas e não-vivas existentes na Terra ou em alguma região especifica que afetam o ecossistema humano. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

Podemos identificar o conceito de meio ambiente por seus componentes:

        - Fenômenos e recursos naturais, que não podem ser controlados e não possuem limites previsíveis, como ar, água, energia, radiação entre outros que não são gerados por ações humanas.

        - Conjunto de unidades ecológicas que mesmo com a intervenção humana, funcionam como um sistema natural, como vegetação, animais, solo, atmosfera, entre outros.

ATUAÇÃO DOS SINDICATOS NO MEIO AMBIENTE

Alguns sindicatos que trabalham em prol do meio ambiente são:

Sindieco: Defende empresas que protegem o meio ambiente através de suas atividades, podendo ser industrias, comércios ou prestações de serviços.

SQEQ-RJ: Esse sindicato atua no monitoramento do impacto ambiental, acompanhando as condições da qualidade do meio ambiente, fornecendo elementos de planejamento e gestão ambiental. Monitora a qualidade dos rios urbanos e praias do Rio de Janeiro, assim como a poluição do ar.

Sintaema-sp: Atua em defesa dos trabalhadores, fiscalizando condições de trabalho e cobrando valorização dos quadro funcional dos empregadores.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É comum que os sindicatos do meio ambiente tenham preocupação com a educação ambiental de seus associados, fornecendo então, palestras, treinamento e cursos com tal propósito.         

A educação ambiental tem como objetivo inserir e ensinar processos que construam valores sociais, conhecimentos, atitudes e habilidades voltadas para a preservação do meio ambiente, tendo em vista ser um bem essencial para a qualidade de vida e sustentabilidade.  Tem como dever proporcionar capacidades necessárias para que grupos sociais intervenham de forma sustentável e qualificada na gestão do uso de recursos naturais e de forma consciente em decisões que afetem a qualidade do ambiente, portanto, a educação ambiental é também um instrumento para o controle social de gestão ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com