TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mediação de Conflitos Escolares

Por:   •  29/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A violência é questão cotidiana nos meios de comunicação brasileiros. Todos os dias, jornais escritos, televisivos e on-line relatam casos de brigas, assaltos, mortes, envolvendo crimes e delitos dos mais variados tipos e também pessoas de diferentes classes sociais e diferentes formações.

A violência é tão visível em algumas localidades que o medo se transformou em um sentimento comum, fazendo das circunstâncias mais naturais, motivos de desconfiança. Isso também se perpetua nas escolas. E saber como agir e como dissolver as necessidades de composição dos conflitos que se apresentam pode contribuir de forma significativa para a construção de um ambiente escolar seguro e próspero.

1 DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS

Dentro do ambiente escolar, é possível elaborar um atendimento dos conflitos por meio de mediação. A mediação de conflitos é um meio pacífico, amigável e totalmente colaborativo de solução das controvérsias. Esse meio busca a melhor solução pelas próprias partes de uma desavença ou conflito de interesses e vem sendo aplicado em diversas áreas da sociedade.

A mediação é um procedimento pelo qual uma terceira pessoa, que seja totalmente imparcial e capacitada, se propõe a agir no sentido de encorajar e facilitar a resolução de um conflito, evitando maiores desavenças, porém sem determinar uma solução.

As próprias partes são responsáveis por decidir como será administrado o conflito. Assim, a mediação oferece liberdade às partes para solucionar suas divergências, agindo como um meio meramente facilitador, passando não apenas a ajudar na solução, mas também como uma forma de prevenção

A escola é um ambiente onde todos os dias convivem pessoas com as mais variadas características, religiões e personalidades. Entre tantas diferenças é mais do que natural que apareçam divergências das mais variadas. Dessa forma, é importante uma boa gestão dos problemas para que a harmonia e o respeito estejam presentes sempre no ambiente escolar e não venham a interferir no processo de ensino-aprendizagem.

Assim, a mediação se apresenta como uma eficiente ferramenta na tentativa de solucionar e também prevenir conflitos que possam se desenvolver na unidade escolar. Ela se mostra relevante porque pode apontar uma resolução mesmo dentro do ambiente escolar, fazendo com que alunos e professores convivam em harmonia, mesmo diante das diferenças.

Maria do Céu Lamarão Battaglia, afirma que, “considerando a escola como instituição que objetiva a educação cultural e social do homem, a mediação escolar se coloca como um convite à aprendizagem e ao aperfeiçoamento da habilidade de cada um na negociação e na resolução de conflito, baseada no modelo ‘ganha-ganha’, onde todas as partes envolvidas na questão saem vitoriosas e são contempladas nas resoluções tomadas” (BATTAGLIA, 2004).

A mediação escolar possibilita, dentro da unidade escolar, uma educação baseada em valores, voltada para a paz e com uma nova visão sobre a realidade dos conflitos.

A violência, que hoje é tão presente no ambiente escolar, destrói vínculos pessoais, tornando os envolvidos cada vez mais individualistas e indiferentes à existência do próximo. A mediação, quando praticada nas escolas, possibilita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com