TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorias

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE UBERABA

GILCEIA VIANA BOURGUIGNON

 MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

ANCHIETA- ES

2015

MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM  

Este Memorial de formação aborda pontos relevantes da minha vida acadêmica, descreve toda a minha trajetória percorrida durante o curso de Pedagogia á distância que tem a duração de três anos e meio.

O curso toda será dividido em 07 etapas. Durante as etapas acontecem: Seminários de Integração, Oficinas de Aprendizagem, avaliações presenciais e também á distância por meio do Ambiente de Aprendizagem e também do Relatório de Estágio Curricular.

Em fevereiro do ano de 2013 aconteceu o primeiro encontro de integração do curso de Pedagogia á Distância no Polo de Anchieta, assim iniciava a I etapa. Nesse encontro foi apresentado á turma a preceptora Adriana Queiros. Durantes essa etapas estudamos os seguintes temas: O Ser Humano e Suas dimensões, Processos Históricos da Educação, Ambientes de Aprendizagem, Escola e Sociedade e Pensamento, Linguagem e Educação-Visão Cultural da Linguagem.

O ser Humano tem a capacidade de conseguir tudo que a sociedade tem a oferecer. A carga genética traz para o indivíduo um potencial que pode ou não desenvolver dependendo das condições do meio em que vive.

Sendo que, em agosto de 2013 teve início a II Etapa. Estudamos os 03 volumes com os seguintes temas: O Projeto Político pedagógico, Criança e Desenvolvimento, Gestão Educacional, Processos Históricos da Educação Brasileira e Pensamento, Linguagem e Educação, Alfabetização e Letramento.

Pude aprender que durante o processo de desenvolvimento, a criança começa usando sempre as mesmas formas de comportamento, mas que foram utilizadas no trato com elas. Isto ocorre porque, desde os primeiros dias de vida, as atividades da criança adquirem um comportamento próprio num sistema de comportamento social. A III Etapa que teve início em fevereiro de 2014 veio com mais uma mudança, entrou outra preceptora para acompanhar a turma que foi a Patrícia Meneguel, e estudamos os seguintes temas: O Espaço Pedagógico da Instituição Educacional, Pensamento, Linguagem, Arte e Aprendizagem, Criança e Desenvolvimento Construtivo e Sociointeracionismo, Necessidades Educativas Infantis e Educação Inclusiva.

Cada instituição de ensino possui uma estrutura física que geralmente não é adquirida por decisão dos educadores que trabalham ali, no entanto eles como docentes tem o poder de intervir, na medida em que eles notam que algumas decisões precisam ser tomadas no que diz respeito a melhor aprendizagem dos educandos, como por exemplo; tornar o ambiente escolar mais acolhedor, decorando o espaço da sala de aula o mais adequado possível  a realidade dos alunos facilitando assim  para que a aprendizagem seja cada vez  mais e mais satisfatória, tanto para o professor quanto para o aluno. Sendo que dessa maneira todos ganham, pois assim a escola estará cumprindo o seu papel enquanto instituição sendo democrática, permitindo que todos desenvolvam a função na qual foram inseridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com