TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mentes brilhantes, mentes treinadas

Por:   •  19/1/2016  •  Resenha  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  1.327 Visualizações

Página 1 de 3

 Resenha Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas

A espécie humana é a única que pensa, tem consciência de si mesma e escrever sua história é o seu mais importante desafio. Equilíbrio é a palavra chave para a construção dessa história, pois é de suma importância ter equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Para ter equilíbrio na vida é necessário entender nossos pensamentos, aprofundando no conhecimento da nossa personalidade e do nosso cotidiano.

Augusto Cury, no seu livro intitulado Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas, nos leva a diversos pontos a serem pensados sobre nossa vida. Ele nos estimula a reflexão fornecendo a quem ler preciosos minutos de autoconhecimento e avaliação de si mesmo.

Vivemos em uma sociedade em que o trabalho ocupa a maior parte do tempo de nossas vidas, pode-se dizer então que o nosso bem-estar pessoal está diretamente ligado ao desempenho profissional. É necessário que busquemos qualidade de vida pensando no nosso lazer, família, saúde, educação.

Uma vida sem equilíbrio resulta em stress, fadiga, perda de controle e até mesmo relacionamentos tensos. Você pode se sentir exausto e ressentido e parece haver muito para se fazer, mas tão pouco tempo para terminar todas as atividades da sua lista de tarefas.  Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, cerca de 74% dos trabalhadores brasileiros, misturam a vida pessoal e profissional, com a rotina cada vez mais corrida é difícil conseguir desligar totalmente do trabalhão e aproveitar os momentos de lazer. Outro dado dessa pesquisa relevante é que 83% dos brasileiros pensam que o “blurring”, termo em inglês que define a mistura em entre a vida pessoal e profissional, facilita o trabalho.

É de extrema dificuldade conseguir estimular uma criança que vem para a escola sem comer, muitas das vezes não recebem carinho, atenção em casa dos pais, e isso acarreta que até o próprio professor fique desestimulado principalmente se ele não estiver em perfeito equilíbrio.

Augusto Cury, em um de seus pensamentos diz o seguinte :

Pais e professores vibram com os filhos e alunos que atingem os primeiros lugares, mas o amor inteligente exige que nos coloquemos ao lado daqueles que nunca saíram das ultimas fileiras. Aqueles que aplaudem apenas os que têm os melhores desempenhos não sabem que educar é investir em especial naqueles que nos decepcionam.(p.22)

Muitas das vezes, só temos olhos para aqueles que nos dão resultados imediatos, mas é preciso que olhemos com mais carinho para aqueles que demoram mais um pouco a se desenvolver, frustrações na infância podem ser traumas que nem mesmo quando alcançamos a vida adulta podem ser superados. Professores precisam ser estimuladores, pessoas que possam incentivar o sonho desses pequeninos, mais para que isso aconteça precisa está em perfeito equilíbrio na vida, amar essa bela profissão, está completamente compromissado com a educação e ter completo domínio da sua mente e do seu tempo.

Quanto seria bom e gratificante se todos os educadores fossem realizados profissionalmente e estivessem em perfeito equilíbrio para realizarem um belo trabalho na formação social dos educando, agregando a eles valores, atitudes, emoções e sentimentos, sem ficar preso apenas na aprendizagem e na colocação de conteúdos.

Um profissional desestimulado, sem valorização tem dificuldade de comunicar-se com as crianças, principalmente quando isso envolve sentimentos, uma boa comunicação fortalece o bom relacionamento, a cooperação e os sentimentos de valor especial, a criança desenvolve confiança, auto valorização e se relaciona melhor com os colegas isso torna a sua convivência mais agradável e ajuda-a a crescer e tornar-se um adulto com bons sentimentos de si próprio e dos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com