TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metados de avaliação

Por:   •  19/10/2015  •  Artigo  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A pesquisa aqui iniciada possui uma corrente bibliográfica tendo em vista o levantamento bibliográfico que foi efetuado e que ainda continua sendo estudado. Além das bibliografias escolhidas a metodologia se valerá de um questionário fechado que será aplicado aos docentes do ensino fundamental I das series inicias a fim de levantar dados, considerando as práticas dos docentes, dados esses que serão comparados com a teoria, produzindo uma pesquisa de campo que assegura-se ser qualiquantitativa no qual foram realizadas em escolas das regiões administrativas de Samambaia, Taguatinga e Riacho Fundo II e os resultados dessas pesquisas serão demostrados através de gráficos e tabelas.

Diante de um levantamento bibliográfico preliminar, tendo como objetivo verificar a viabilidade das modalidades da avaliação do ensino aprendizagem verificou-se que há autores suficientes para embasar os fundamentos da presente pesquisa, tendo em vista que o tema escolhido retrata sobre as modalidades de avaliação. Cipriano C.Luckesi. Trás contribuição aonde a avaliação da aprendizagem venha ser objeto de constantes pesquisas e estudos aprimorando a prática de suas modalidades.

A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver um breve estudo a cerca da avaliação focada nas turmas do 3º ano das séries iniciais do ensino fundamental I. Sobre as modalidades de avaliação da aprendizagem nos anos iniciais para tal, faz-se necessário uma breve explanação das formas de avaliação existentes até os dias atuais. Com o ensino dos jesuítas a avaliação se dava apenas pela memorização e repetição. No primeiro império houve mudanças no processo educacional, mas não na forma de se avaliar. Já no período republicano, houve mudanças na avaliação da aprendizagem onde o educando passou a ser avaliada com a realização de prova oral e escrita, sendo que essa avaliação se restringia apenas na aprovação e reprovação dos alunos.

Mesmo sabendo que a educação é um processo contínuo e que, geralmente, ocorrem mudanças importantes, ainda existem profissionais que não conseguem ter uma visão ampla das modalidades principais de avaliação, onde o mesmo encontra dificuldades em sala de aula, sem saber qual a forma correta de avaliar o desenvolvimento de cada um, sendo que a avaliação diagnóstica, formativa e somativa contribuem com condições para esse tipo de situação onde o educador possa ter resultados satisfatórios, simplesmente analisando o problema. Sabendo que a avaliação diagnóstica, formativa e somativa são formas de se avaliar, então a aprendizagem do aluno está diretamente ligada à avaliação do próprio trabalho docente.

Esse tipo de avaliação, feita no decorrer do ano letivo, é importante para que os alunos aprendam a lidar com suas ações, dificuldades e atitudes críticas, analisando a si mesmos com seus próprios erros e acertos. Se a avaliação diagnóstica não é a mais importante, mas sim a primeira forma de se avaliar, então ao ser feita essa primeira avaliação se torna mais fácil acompanhar o desenvolvimento do ensino de aprendizagem do aluno. Ao avaliar o que o aluno conseguiu aprender, o educador está avaliando o que ele próprio conseguiu ensinar, então a avaliação dos avanços e dificuldades dos alunos na aprendizagem, fornece ao educador indicações de como ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com