TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de Educação a Distância

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.412 Palavras (10 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 10

UNIDADE 1[pic 1]

Educação à distância e Ambiente Virtual de Aprendizagem

  1. Considerando ser uma necessidade dos tempos atuais e uma possível solução para a sociedade moderna, instalou – se a educação à distância. Mas o que significa educação à distância? Conceitue.

R: É uma forma de ensino / aprendizagem mediada por tecnologias que permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes diferentes, separação professor / aluno, ou seja, o aluno tem capacidade de gerenciar seu próprio horário para estudar, sem sair de casa, ter autonomia. As aulas são ministradas pela internet e o aluno apenas comparece a Instituição de ensino para realizar as provas. É a escola sem paredes, sem fronteiras e sem distância. É a escola virtual.

  1. O que é ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e quais seus principais recursos?

R: São softwares, ferramentas que auxiliam na realização das atividades propostas, avaliações e se comunicar com professores e colegas. No INSEP é utilizado o MOODLE.

  1. Qual o papel da tecnologia na educação à distância?

     R: Educação e tecnologia, sempre foram elementos fundamentais para educação à distância, assim o educando é responsável pela sua aprendizagem. 

  1. Considerando as gerações da EAD, aponte os principais fatores em cada geração.

R: 1ª GERAÇÃO: (CURSOS DE CORRESPONDÊNCIA).

Surge em meados do século XIX, onde os materiais eram impressos e encaminhados pelo correio.

2ª GERAÇÃO: (NOVAS MÍDIAS e UNIVERSIDADES ABERTAS).

Na década de 1.990, no século XX apresentou o acréscimo de novas mídias como: TV, RÁDIO, FITAS DE ÁUDIO e VÍDEO, TELEFONE.

3ª GERAÇÃO: (EAD ON – LINE) Por volta de 1.995 na última década do século XX surge o espaço virtual e digital de aprendizagem, utilizando às redes de computadores a internet, onde a aprendizagem se da nos lares e nos locais de trabalho.

  1. Na EAD, a interação do professor com o aluno é geralmente indireta e deve ser mediada por suportes tecnológicos. Aponte três meios tecnológicos que representam papéis significativos na EAD, destacando as características de cada um.

R: 1º Meio tecnológico (MATERIAL IMPRESSO): É a forma mais tradicional de se armazenar informação e conhecimento, pois ler ajuda os alunos a obterem êxito e possibilita uma formação crítica e autônoma.

2º Meio tecnológico (COMPUTADOR): Nos dias de hoje é uma ferramenta amplamente utilizada, pois o aluno a utiliza quando tem disponibilidade e no seu ritmo para facilitar sua aprendizagem.

3º Meio tecnológico (INTERNET): É uma gigantesca rede mundial de computadores interligados, possibilitando a interação de pessoas de todo o planeta e acesso de informações de diferentes assuntos disponíveis para consulta.

  1. A educação à distância pode ser melhor que a presencial? Justifique sua resposta.

R: Sim. Porque requer do aluno muita atenção, esforço, disciplina, concentração, organização e autonomia, pois ele é o agente da aprendizagem. Quanto a presencial o aluno é receptor de informações transmitidas pelo professor e muitas vezes, não se esforça para acontecer o aprendizado.

[pic 2]

UNIDADE 2

O ESTUDANTE NA EAD

  1. Novas habilidades e atitudes devem ser desenvolvidas quando o aluno ingressa na EAD. Quais são elas? Aponte, no mínimo, três.

R: Sentir responsável pela sua aprendizagem.

Desenvolver a autonomia e independência nos estudos.

Saber gerenciar seu tempo de estudo.

  1. O que é aprendizagem autônoma e qual a sua importância para o estudante na EAD?

R: Aprendizagem autônoma é o aluno que estabelece e elabora seus horários de estudo, ou seja, ele é o responsável pela sua própria aprendizagem, utilizando materiais didáticos, pois o professor não se faz presente.

  1. Na EAD quem é o agente de aprendizagem? Justifique em 10 linhas, no mínimo.

R: O aluno é o agente da aprendizagem. Pois ele gerencia e desenvolve com autonomia e no seu ritmo a maneira como quer estudar e aprender, seja individualmente ou com colegas, tornando - se cada vez mais ativo e assumindo o papel do processo de ensino e aprendizagem, que antes era específico do professor.

O aluno da EAD tem que ter organização, atenção, concentração, autodeterminação, ser proativo, capacidade de selecionar as ferramentas adequadas do material a ser estudado, ter senso crítico, ser curioso, ter raciocínio lógico e acima de tudo perseverantes, assim estará preparado e disposto a realizar um olhar crítico aos conteúdos propostos.

  1. O termo flexibilização é muito utilizado na EAD, no entanto assume diferentes acepções. Liste as flexibilizações apontadas no material, descrevendo as principais características de cada uma.

R: FLEXIBILIZAÇÃO DO ACESSO: Rever e tornar menos estritos os requisitos de acesso ao ensino, democratizando as oportunidades do educando.

FLEXIBILIZAÇÃO DO ENSINO: Ofertar cursos diversificados e modularizados utilizando a mídia e materiais para que desenvolvam a autoaprendizagem.

FLEXIBILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM: O aluno ser independente e ter autonomia em desenvolver seu próprio processo de aprendizagem.

FLEXIBILIZAÇÃO DA OFERTA: Ofertar cursos e disciplinas à distância atendendo às demandas sociais sem perder o foco das atividades presenciais indispensáveis como estágios, laboratórios, etc.  

  1. Segundo MOORE (2.008), há três formas importantes de interação na EAD. Aponte e argumente sobre cada uma delas.

R: 1ª FORMA: Interação aluno com conteúdo para que o mesmo compreenda e transforme em conhecimento pessoal.

2ª FORMA: Interação do aluno com o instrutor, proporcionando conselhos, apoio e incentivo. O instrutor é responsável por testes e avaliações formais e informais para assegurar o que o aluno está progredindo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (205.7 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com