TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias de Investigação Cientifica

Por:   •  21/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.414 Palavras (10 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 10

                                                                                                                                    UNISCED[pic 1]

Universidade Aberta ISCED

Módulo: MEIC  

Nome: Mateus Marcelino

Insuficiência de Água Potável no 5º Bairro da Vila Autárquica de Nhamatanda nos Anos 2018 A 2020

Licenciatura em Nutrição

Universidade Aberta ISCED

Manica

2022

Introdução

A água potável constitui uma das principais essências para a sobrevivência humana, pois já diz a frase: sem água não há vida. A água potável é aquela que se apresenta inodora e incolor, considerada própria para o consumo humano. O organismo humano necessita deste liquido para realizar suas tarefas básicas e garantir o seu funcionamento. O distrito de Nhamatanda já vem enfrentando problemas de insuficiência de água potável a muito tempo, especificamente no bairro 5.

A insuficiência da água potável implica em sérios problemas de saúde como doenças e desnutrição. Este factor vem preocupando o sector publico assim como privado que vem empreendendo esforços para poder ultrapassar a problemática. Circunscritos nesta realidade este projecto se submete a investigar as causas que podem estar por detras desta problemática afim de tracar linhas orientadoras que possam de algum modo contribuir para minimização do problema.

  1. Tema

Este projecto tem como tema: Insuficiência de água potável no 5 bairro da vila autárquica de Nhamatanda nos anos 2018 a 2020

  1. Delimitação do estudo

Este estudo esta previsto para ocorrer no 5º bairro de Nhamatanda que dista a 100 km da cidade da Beira, Província de Sofala, no ano de 2022

  1.  Justificativa

Este trabalho Justifica-se por três vertentes: pessoal, académica e social. A nível pessoal foi pelo facto do proponente ser um cursando de nutrição e estar preocupado com as consequências que a insuficiência da água potável pode trazer a nível da população do 5º bairro de Nhamatanda. A Nível académico este trabalho ira contribuir para o corpo teórico-pratico de pesquisas feitas tendo como realidade o nosso contexto local. Esta pesquisa ira também servir como alicerces para estudos próximos no âmbito da água potável. A nível social senão mais importante, este estudo ira trazer novas directrizes que através de um trabalho multissectorial, poderão contribuir para erradicação da insuficiência de água potável no 5º bairro de Nhamatanda.

  1.  Problematização

No distrito de Nhamatanda, um dos grandes problemas dos munícipes é o acesso a água potável, para fazer face o consumo e o saneamento do meio, actualmente o abastecimento de água é feito a partir de um pequeno sistema com 5 furos com produção 220 m3/dia e uma rede de distribuição abaixo de 10km, e este sistema já não responde as necessidades da vila, sendo distribuída a água de forma faseada pelos bairros, de modo a cada um deles ser abastecido apenas uma vez por semana, funcionando com extremas deficiências e está longe de satisfazer a demanda da população. Apenas 5% da população está conectada e a qualidade do serviço é fraca. A vila conta com um sistema público de abastecimento de água que já não responde às necessidades da vila, sendo distribuída água de forma faseada pelos bairros, de modo a cada um deles ser abastecido apenas uma vez por semana. O referido sistema funciona com extremas deficiências.

O bairro 5º de Nhamatanda é um dos mais afectados por esta realidade cujo outros factores por detrás são a falta de instalação de um sistema de abastecimento de água, dependência de sistemas de abastecimento de água potável de outros bairros, insustentabilidade financeira do distrito para financiamento de projectos de abastecimento de água, entre outros. Face ao exposto, urge investigar: Quais são as possíveis soluções para ultrapassar a problemática de insuficiência de água potável no 5º bairro de Nhamatanda?

  1.  Objectivos

Geral

  • Investigar as possíveis soluções para ultrapassar a problemática de insuficiência de água potável no 5º bairro de Nhamatanda.

Específicos

  • Identificar o sistema de abastecimento de água no Distrito de Nhamatanda;
  • Descrever o abastecimento de água no 5º bairro e outros do distrito de nhamatanda;
  • Apresentar um plano de intervenção multissectorial que poderá garantir suficiência de água potável no 5º bairro de Nhamatanda.

  1.  Hipóteses

H1. Criação de um Sistema de Abastecimento de água no bairro 5º.

H2. Construção de fontes de água dispersas seguras no bairro 5º.

H3. Revitalização dos comités de gestão de água.

  1.  Tipo de pesquisa

Esta pesquisa será qualitativa exploratória. Se de carácter qualitativo porque não se pretende trazer dados estatísticos sobre o fenómeno, apenas na base dos entrevistados, apurar as possíveis intervenções que podem ser feitas para minimizar a problemática de insuficiência de água potável no 5º bairro de Nhamatanda. Será exploratória porque ira na base dos instrumentos de colecta de dados, explorar as informações junto com os entrevistados sobre a problemática em causa.

  1. Técnicas de colecta de dados

Para poder apurar os resultados, será aplicada uma entrevista semiestruturada apoiada com um questionário onde contem as perguntas abertas e fechadas que permitirão aos entrevistados ficarem mais a vontade para falar do fenómeno em causa.

  1. Participantes da pesquisa

Em um universo de todos munícipes de Nhamatanda, ira se trabalhar com administrados do distrito ou representante, dois agentes da FIPAG, três técnicos de canalização e abastecimento de água e cinco moradores do bairro 5º de Nhamatanda, totalizando assim, uma amostra de 11 participantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (156.2 Kb)   docx (208.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com