TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Cabeçalho para colocar no início das atividades

Por:   •  17/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  4.961 Visualizações

Página 1 de 3

Modelo de cabeçalho para colocar no início das atividades:

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados

Curso:  Pedagogia

Disciplina: Relações Étnicas Raciais

Professora:  Dra. Terezinha Bazé de Lima

Aluno(a): ______________________________________        RGM: _________ Polo:______

Atividade 03 - AULAS 04 e 05 ( VALOR 2,0 PONTOS)

1 – Após o  estudo detalhado  das aulas 04 e 05,  você deve selecionar livros didáticos do ensino fundamental (História, Geografia e Língua Portuguesa) analisar um dos livros para observar  a representação da Diversidade Sociocultural, observando imagem, texto, narrativa, visando detectar/perceber a relação entre o livro didático e a construção dos estereótipos, do preconceito e da discriminação e ou da valorização,  analisar de fato como negros e índios vem sendo tratados ( sua imagem e narrativa ) nos livros didáticos. Sistematize a questão, de modo a evidenciar a sua argumentação, obrigatoriamente o texto deve trazer as citações e exemplificações da teoria estudada nas aulas 04 e 05.

Obs. Identificar corretamente o livro analisado ( área de conhecimento/turma que destina, autoria, editora e texto analisado( ano e página)  devendo trazer nesse texto  de até uma lauda, citações do material de aula e do livro analisado. Não esquecer  de colocar no final da atividade as  referências e fontes pesquisadas de acordo com as Normas da ABNT . Alunos do exterior deverão pesquisar e fazer download de livros disponíveis em sites na internet para realizar esta atividade.

Atenciosamente,

Profª Terezinha Bazé de Lima

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997, p. 19-33) é um documento que traz o tema da pluralidade cultural como contribuição para a construção da cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural onde busca desenvolver a valorização das culturas presentes em nosso Brasil e assim reconhecer e valorizar as qualidades e a convivência em entre as diferentes raças. De acordo com os PCNS, ao “[...] repudiar toda discriminação de raça/etnia, classe social, crença e sexo [...]”, podemos ensinar os alunos a conviverem entre si respeitando as diferenças culturais de cada um.

Observando o livro Projeto Pitanguá de História do 3º ano do ensino Fundamental, capítulo 1, p. 6 a 63, logo no inicio pude observar gravuras de diferentes crianças mostrando a miscigenação da qual nosso Brasil é composto, mostrando as misturas de diversos povos o qual somos formados, e as gravuras falam por si, pois o texto acompanhado é bem simplificado e em seguida vem umas atividades buscando instigar os alunos a pesquisar sobre suas origens. Seguindo o livro nos apresenta a chegado dos portugueses o contato deles com os índios, a chegada dos escravos africanos, os jesuítas tentando converter os índios ao catolicismo, as gravuras mostram as diferentes realizações de rituais e cerimonias religiosas, a gastronomia usada pelos portugueses, negros e índios, a danças. Abrange muito pouco toda essa diversidade cultural que temos.

O livro nos mostra através de gravuras as moradias de nossos primeiros habitantes os índios, a pintura no interior de uma caverna e algumas gravuras mostrando índios doentes e a guerra entre índio e colonos que contribuiu para a extinção de diversas tribos. “ A confrontação entre brancos e índios e o consequente extermínio da população indígena vem desde o início da colonização e tem se agravado nos últimos anos, com a expansão das fronteiras econômicas” (VICENTINO, 1995. P.125).

Pude observar também sobre as gravuras dos africanos que mostra como viviam os africanos em sua terra natal, o navio negreiro onde os negros eram transportados amontoados em celas de no máximo 90 cm de altura. O livro traz pluralidade dos povos onde se fala da música, da religião, da língua e das festas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com