TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiculturalismo

Por:   •  27/9/2015  •  Resenha  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

PLURALIDADE CULTURAL E MULTICULTURALISMO

Os seres humanos possuem diversas variações físicas como: cor da pele, altura, forma dos olhos, boca, nariz, cor e textura dos cabelos, e outros, mas também, dependendo de onde, onde e quando nasceram, possuirão diferenças históricas, políticas, tecnológicas, sociais, culturais, econômicas, religiosas, morais, de linguagem, etc. Essa diversidade é a chamada "pluralidade cultural".

Se por um lado a diversidade cultural promove o surgimento de novas organizações políticas, religiosas e culturais, por outro, é motivo de conflitos. Num mundo globalizado, cada vez mais cedo, precisa-se aprender a conviver com as diferenças sem que elas continuem a representar uma

ameaça ou idéia de “certo e errado”, seja algo a ser concluído e determinado pela pressão de sociedades com mais privilégio histórico, político, econômico, cultural ou tecnológico.

No Brasil de alguns anos atrás, o ensino escolar passava a idéia equivocada de um país sem diferenças, de que todo brasileiro era o resultado da mistura de negros, brancos e índios, ignorando as influencias culturais e religiosas de cada grupo e as posteriores migrações de outros povos que se fixaram em regiões especificas do país criando novas diversidades físicas, culturais e econômicas. ....... É preciso desde cedo, tornar as diferenças humanas conhecidas por todos, para que através da compreensão, se obtenha tolerância e respeito com os “diferentes” de nós.

O Multiculturalismo (ou pluralismo cultural) é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, sem que uma delas predomine.

Conforme Kymlicka (1996), os pontos de vista gerais sobre o multiculturalismo são de dois tipos: favoráveis, aqueles que entendem que a preocupação com a integração é um reflexo do imperialismo cultural; contrários, aqueles que consideram o multiculturalismo como uma marginalização das minorias em guetos, impedindo-as de se integrar no conjunto da sociedade.

As formas de incorporação das minorias nas comunidades políticas se estendem desde o processo de colonização e a conquista, até a imigração voluntária, dando origens a minorias nacionais e grupos étnicos. Atualmente, esse processo

de incorporação se acelera mediante a globalização que permite um maior trânsito de pessoas.

DIREITOS HUMANOS E MULTICULTURALISMO

A discriminação é fruto de conceitos pré-estabelecido do que é ser belo, ser homem, ser bom, ser importante, etc. No Brasil a situação é ainda pior, devido ao discurso que todo brasileiro é fruto de um intenso processo de miscigenação que resultou num país diversificado, com varias raças, culturas e religiões vivendo em harmonia. Porém, as relações do dia a dia mostram situações preconceituosas em diversos segmentos da sociedade. Ao pensar em direitos humanos vemos que é uma legislação que nos da o suporte à vida, à liberdade, à igualdade, à dignidade e ao pleno desenvolvimento da nossa personalidade própria.como em questão de escolher qual grupo , cultura ou religião a se agregar , por isso acreditamos q o multiculturalismo e os direitos humanos caminham juntos já que um nos abre o leque de possíveis grupos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com