TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODO FONO VISO ARTICULATÓRIO: BOQUINHAS

Por:   •  21/7/2020  •  Artigo  •  2.482 Palavras (10 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

POLO GOIÂNIA-CENTRO

PEDAGOGIA

PROJETO DE PESQUISA

ARTIGO CIENTÍFICO

        MÉTODO FONOVISUOARTICULATÓRIO: BOQUINHAS

ORIENTANDAS:        RAQUEL SILVA BARRETO        RA: 433701

        

ORIENTADOR  - TUTORA PRESENCIAL- ARLEY MARIANO ANDRADE

GOIÂNIA

2016


 RAQUEL SILVA BARRETO        RA: 433701[pic 3]

        MÉTODO FONOVISUOARTICULATÓRIO: BOQUINHAS

Projeto de Artigo Científico apresentado à disciplina Projeto Integrador II, da Universidade Anhanguera Educacional- UNIDERP, Curso de Pedagogia.

Tutora presencial orientadora  – Arley Marinho Andrade- Tutora online- Daniela Maringonda Amaral.

GOIÂNIA

2016

 RAQUEL SILVA BARRETO        RA: 433701[pic 4]

MÉTODO FONOVISUOARTICULATÓRIO: BOQUINHAS

Data da Postagem: 15 de junho de 2016

BANCA EXAMINADORA

______________________________________________________

Tutor Online: Profª. DANIELA MARINGONDA A. DOS SANTOS

                             

[pic 5]

        

SUMÁRIO

RESUMO        4

INTRODUÇÃO        4

1 O QUE É O METÓDO BOQUINHAS        5

1.1 CONSCIÊNCIA CORPORAIS, FONOLÓGICA, FONÊMICA E FONOARTICULATÓRIA        6

1.2 PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM        7

2.1 DESENVOLVIMENTO DE BOQUINHAS NA LINGUAGEM        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS         9

ANEXOS        9

REFERÊNCIAS        10


MÉTODO FONOVISUOARTICULATÓRIO: BOQUINHAS

Raquel Silva Barreto[1] 

     

RESUMO

No atual contexto da educação discute-se muito sobre métodos satisfatórios para uma aprendizagem significativa, principalmente nos anos iniciais da educação, com essa preocupação criou-se o método das boquinhas em que foi desenvolvido pela Doutora Renata Jardini (Doutora em fonoaudiologia), inicialmente para reabilitar os distúrbios da leitura e escrita, mas sendo atualmente usado em salas de aula regulares, consultórios, escolas especializadas e APAEs de todo território nacional. O método, sendo multissensorial, alia os sons (fonemas) e letras (grafemas), às boquinhas (articulemas), ou seja, ao gesto da boca quando fala as palavras, promovendo resultados rápidos e eficientes na aprendizagem e aumentando a autoestima tanto do professor como do aluno.

PALAVRAS-CHAVE:  Método, boquinhas, alfabetização, fonovisuoarticulatório

INTRODUÇÃO

O intuito é apresentar de forma simples e didática uma análise sobre o método fonovisuoarticulatório, mais conhecido como método das boquinhas que é considerado uma inovação e apresenta excelentes resultados pela metodologia articulatória utilizada, inclusive tendo sido aprovada como Tecnologia Educacional pelo MEC em 2009.

 A aquisição da leitura e escrita são elementos também voltados à fala, ao quais se complementam, é sabido que existem inúmeras dificuldades encontradas no processo de alfabetização, como por exemplo, a compreensão e dicção na pronúncia das letras ou palavras. Atualmente, aliado a pedagogia encontra-se vasto conhecimento a FONOALDIOLOGIA, que estuda a fala e suas articulações.

O método atende às características específicas na área de aquisição da linguagem oral e escrita destes alunos, como: imprecisão na captação de dados, dificuldades em considerar duas ou mais fontes de informação ao mesmo tempo, disfunção de orientação viso-espacial, percepção difusa, disfunção verbal receptiva e expressiva, imaturidade lingüística, disfunções entre linguagem e memória verbal, dentre outras. Analisando-se os processos de construção da leitura e escrita.

O ato de ler põe em execução dois processos distintos, porém, inter-relacionados: o processo fisiológico (mecânico) ou percepção e discriminação dos grafemas (representação gráfica dos sons) e dos monemas (menor unidade com significado) e o processo psicológico ou atribuição de significado. Assim, um breve estudo sobre os métodos, em relação a esses processos básicos que caracterizam o ato de ler, evidencia a necessidade de um método de ensino, focalizando simultaneamente esses dois processos. ( ABUD, 1987,p.30).

                  Na fase da educação infantil as crianças são muito estimuladas a executar atividades, a estar ação a todo tempo, poucas crianças são estimuladas a pensar e refletir ou elaborar o raciocínio logico antes de entrar em ação, o aprender a pensar e adquirir cognição deve ser adquirido na educação infantil para a vida toda.

1 – O QUE É O METÓDO BOQUINHAS?

                Boquinhas na Educação Infantil foi inicialmente trabalhado na cidade de Ribeirão Bonito/SP, numa iniciativa da secretaria da educação, de capacitar todos os seus professores da rede municipal em Boquinhas já na educação infantil. Esse projeto piloto estendeu-se durante todo o ano de 2007e contribui com o desenvolvimento na aquisição completa da leitura e escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (54.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com