TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Módulo C – Fase I/2018 Adaptação de Atividade

Por:   •  21/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

Módulo C – Fase I/2018

Adaptação de atividade

Nome e RU: Maria Dourinalva da Silva Costa de Lucena 1358568

Polo: Lapa

Ano: 2018        Série: 3ª série              idade do aluno: 9 anos

Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais:

O aluno é uma criança linda, de 9 anos, que tem pais muito atenciosos e carinhosos. Ele foi diagnosticado com autismo, o distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança. Os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal. Mas ele tem grandes dificuldades para afirmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado. A criança tem dificuldade de se comunicar e repetem comportamentos, demostra dificuldades em estabelecer contato com os olhos, atraso no desenvolvimento da linguagem, muitas vezes parece distante e fechado e muitas vezes preso a rígidos padrões de comportamento.

Na sala de aula é essencial que a professora conheça as características mais comuns do autismo, para saber fazer as adaptações necessárias nas atividades, a fim de colaborar com o desenvolvimento do aluno autista e dos demais. Podemos citar algumas adaptações: utilizar linguagem objetiva, privilegiar habilidades, propor atividades baseadas no interesse do aluno, utilizar jogos, evitar atividades longas, estimular o raciocínio logico e incentivar sempre.

Atividade escolhida (marque um X):

(     ) Atividade 1

(  X ) Atividade 2

(     ) Atividade 3

Proposta de adaptação da atividade:

Para muitos alunos, a matemática é uma disciplina de difícil aprendizagem, em dados momentos acreditam que jamais usarão certos conteúdos, e por isso não se interessam em aprender. No entanto sabemos da importância da matemática na vida em sociedade.

Para tornar a aula mais prazerosa e interessante para os alunos, principalmente aluno autista, o professor deve inserir métodos lúdicos e recursos que despertem a atenção deste. É importante que o docente entenda que a criança autista precisa de atividades lúdicas e concretas que desenvolvam o seu raciocínio lógico e memorização, facilitando o seu aprendizado.

Usa se palitos, bolinhas para aprender a contar. Contas de multiplicação ele tem dificuldade, mais com o método de repetição.

As atividades dele são feitas junto às demais crianças da turma.

Adaptação da atividade: Incluir jogos de matemática envolvendo múltiplos e divisores, com a participação de todos os alunos, onde eles possam praticar e aprender quais são os múltiplos e divisores de cada numero propostos na atividade de forma divertida. Os jogos matemáticos despertam a curiosidade do jogador, a busca pela resolução de problemas, a criação de estratégias para alcançar seus objetivos, além disso, essa atividade é muito importante na socialização e desenvolvimento do aluno autista.

Os jogos apresentam regras que podem ser explicadas de formas verbais como demonstrativa (prática), facilitando assim a compressão da criança autista.

Objetivos da adaptação:

  • Perceber que as turmas são formadas por alunos heterogêneos;
  • Tornar acessível à atividade proposta ao aluno com autismo, garantindo o seu direito de inclusão;
  • Tornar aprendizagem de matemática mais leve e divertida, despertando a curiosidade dos alunos autista e também dos demais.

Resultados esperados:

Auxiliar e facilitar aprendizagem de matemática de alunos autistas, ampliando possibilidades de experiências significativas para o mesmo. Além disso, espera-se elevar a autoestima e inclusão da criança, tornando-a capaz de resolver eventuais problemas, alcançar os objetivos e melhorar o seu comportamento. Espera-se também que aja interação entre os demais alunos da turma e a criança autista, e principalmente espera-se desenvolver uma aula capaz de  atender as necessidades do aluno autista junto com os colegas, sem excluir, lhe dando direito a inclusão e a oportunidade de aprender, crescer na vida, e torna-se um cidadão consciente  e critico dos seus direitos e deveres, como qualquer outro cidadão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (49.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com