TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NATUREZA E IDENTIDADE DA PEDAGOGIA

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

isamara bessa de freitas

natureza e identidade da pedagogia

o que é pedagogia,quem é o pedagogo

        

[pic 3]

Betim

2014

isamara bessa de freitas

natureza e identidade da pedagogia

o que é pedagogia,quem é o pedagogo

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as Disciplinas . Comunicação e Linguagem, Metodologia Científica, Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico.

Profs. Juliana Fogaça; Okçan Battini; Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

Tutora eletrônica: Elaine Terezinha dos Santos.

Tutor(a) de sala: Vivian Fransisca de Brito.

SUMÁRIO

 Introdução..................................................................................................................4

O papel do pedagogo..................................................................................................5

O papel do pedagogo..................................................................................................6

O papel do pedagogo..................................................................................................7

Considerações finais....................................................................................................8

Referências bibliográficas............................................................................................9

Introdução

       O estudo focaliza o papel do pedagogo na organização do trabalho escolar, tendo como objetivo a sistematização do trabalho pedagógico, situando a função especifica deste profissional no contexto escolar. Partindo da problemática levantada, que aponta para a descaracterização do papel no interior da escola, o trabalho encaminhou-se com base no materialismo histórico, dando ênfase à abordagem qualitativa, utilizando-se de observações e entrevistas, bem como da pesquisa bibliográfica, buscando responder às questões levantadas na problemática através dos estudos literários pertinentes ao tema. A realização da pesquisa trouxe a confirmação da problemática levantada. O profissional “pedagogo”, encontra-se fragilizado em seu papel na maioria das escolas publicas. Suas tarefas se concretizam indefinidamente deixando-se um multitarefeiro no ambiente escolar, desempenhando diferentes funções, pertinentes ou não ao cargo que ocupa. Tomando como ponto de partida, aspectos relevantes que influenciam a prática deste profissional ao longo da história, sugere-se um estudo periódico entre os pedagogos, contrapondo a realidade escolar com as teorias que possam levá-los a rever através de uma reflexão crítica, o seu papel, e a partir daí, tomar sua posição na organização e efetivação do trabalho pedagógico, com planejamento e articulações coletiva junto aos demais segmentos.

O papel do pedagogo

            O papel do Pedagogo e a legislação Brasileira. Neste item, trabalharemos resgatando aspectos relevantes que influenciaram o papel do pedagogo a partir das leis de diretrizes e bases da educação nacional. Iniciaremos fazendo uma retomada à Le nº 4.024/61, que explicita em seus artigos a formação do orientador educacional, perpassando em seguida pelas leis 5.540/68, 5.692/71 e finalizando com a atual LDB (lei de Diretrizes e Bases) Nº 9.394/96.

           O pedagogo na educação Paranaense a partir da década de 1990, aqui faremos um breve resgate histórico do papel do pedagogo na educação paranaense, a partir do ano de 1990. Dessa forma, procuraremos demonstrar os caminhos percorridos pelo pedagogo até os dias atuais, bem como os avanços e retrocessos da função.

        O papel do pedagogo e a Organização do trabalho na Escola. A partir dos resultados obtidos em pesquisas, neste item discutiremos o papel do pedagogo apresentando dificuldades vivenciadas por este profissional no interior da escola. Consequência a esta análise, faremos uma reflexão referente a organização do trabalho na escola, destacando o papel do pedagogo de forma a caracterizá-lo no ambiente escolar.

       Buscando suprir as necessidades educacionais vivenciadas em cada momento histórico, o pedagogo , tornou-se um profissional mencionado nas leis de diretrizes e bases da educação nacional, ora como especialistas, ora como generalista. Retomando a lei nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961 (lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LBD), verifica-se a orientação educacional em destaque quando estabelece normas para a formação do Orientador Educacional, diferenciando o ensino médio e o ensino primário e “apresenta implicitamente a Orientação Vocacional em vários artigos”.Isso pode ser detectado claramente no artigo 38, quando trata a organização do Ensino Médio, estabelece como norma no item V a instituição da orientação educativa e vocacional em cooperação com a família (LDB n°4.024/610).

         Neste caso, mesmo com a lei garantindo a inclusão da orientação educacional, o pedagogo concorre com outros profissionais com formação em curso especial para atender à função. A lei nº5.540, de 28 de novembro de 1968, que reforma o Ensino Superior, apregoa, no sei artigo 30 que “o preparo de especialistas destinados ao trabalho de planejamento, supervisão, administração, inspeção e orientação no âmbito de escolas e sistemas escolares, far-se-á em nível superior”.

         Logo após a promulgação de lei anterior, o orientador educacional ganha força por meio da homologação da lei nº5. 564, de 21 de dezembro de 1968, que provê o exercício da profissão de orientador educacional. Reza em seu artigo 1º, que a orientação educacional seja realizada de forma que integre os elementos que exercem influência na formação do indivíduo, preparando-o para o exercício das questões básicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com