TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NATUREZA E IDENTIDADE DE PEDAGOGIA. O QUE É A PEDAGOGIA, QUEM É O PEDAGOO?

Por:   •  13/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIa

IVONE ALEXANDRIA DE FARIA SILVA

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

NATUREZA E IDENTIDADE DA PEDAGOGIA. O QUE É A PEDAGOGIA, QUEM É O PEDAGOGO?

Conhecendo a Pedagogia e o Pedagogo

[pic 3]

Itu

2014

Ivone Alexandria de Faria Silva

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

NATUREZA E IDENTIDADE DE PEDAGOGIA. O QUE É A PEDAGOGIA, QUEM É O PEDAGOO?

Eixo Temático: Conhecendo a pedagogia e o pedagogo

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Seminário Interdisciplinar , Comunicação e Linguagem,Metodologia Científica, Fundamento do Processo Educativo no contexto Histórico e filosófico.  .

Profs. Melina Klaus,Juliana Fogaça Sanches, , Okçana Battini, Marcia Bastos de Almeida, Bernadete de Lourdes Streisky Strang, Edilaine

Tutora eletrônico: Daiane Machado dos Santos

Tutora de sala: Nadia de Araujo Luciane Leite de Moraes

ITU

2014

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2. O QUE É A PEDAGOGIA        4

2.1 A HISTÓRIA        4

2.2 PEDAGOGIA HOJE        4

2.3 A TEORIA        4

2.4 CONCEITO        5

2.5 OBJETIVO        5

2.6 DEFINIÇÕES        6

3. QUEM É O PEDAGOGO?        7

3.1 O PROFISSIONAL        7

4. CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇÃO

Desde os tempos antigos lá na Grécia onde se iniciou e ao longo dos tempos vem se definindo, sua função e contribuição. Grandes filósofos tentaram definir o conceito de Pedagogia, novas formas metodológicas sobre a educação, abandono de velhos hábitos e a prática de novas posturas, e o papel do pedagogo como profissional, suas áreas de atuação, apenas professor ou alguém que pesquisa e que vai além do ambiente escolar.

2. O QUE É A PEDAGOGIA

2.1 A HISTÓRIA

 Pedagogia – a palavra é de origem grega, vem da Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). Analisando a história do Ocidente, a pedagogia tornou-se como correlato da educação. No entanto, a educação é um fato social cuja origem está junto à da própria humanidade. O entendimento do fenômeno educativo e sua intervenção teve a intenção e fez surgir um saber específico  que modernizado associou-se ao termo pedagogia .

Esta prática educativa e sua teorização elevou o saber pedagógico ao nível científico. E ai a pedagogia passa a ser, de fato e de direito, investida de uma função reflexiva, investigativa e assim científica do processo educativo.

 A pedagogia tradicional iniciou-se no século XIX, seu papel foi fazer com que o aluno tivesse um crescimento pelos seus méritos, iniciando-se pelo professor, que passa à ele de forma mecânica e fria um conhecimento adquirido pela humanidade.

2.2 PEDAGOGIA HOJE

        Sempre que se houve a palavra pedagogia, associamos à educação a escola, a aulas ou aprendizado. O sujeito que deseja ser professor pensa logo que deverá estudar pedagogia, imagina o curso de Pedagogia é para formar professores, que irá para escola para alfabetizar crianças, em verdade ele irá muito além, irá aprender e conhecer métodos pedagógicos, a forma de conduzir os conhecimentos específicos de sua área de estudo, seu relacionamento com os alunos como compartilhar a educação e conhecimento que acumulou no decorrer das experiências vivenciadas.

2.3 A TEORIA

A Pedagogia como teoria da educação tem grande importância na orientação da prática educativa. É proposta como “Campo do Conhecimento” é assim que se identifica, pois não é apenas teoria científica, pois envolve outras formas e outros tipos de conhecimentos. Na educação tem sistema nas práticas educativas já feitas, conhecidas de história nas articulações de diferentes conhecimentos já descritos.

2.4 CONCEITO

O conceito moderno de pedagogia é o seguinte: Pedagogia é a filosofia, a ciência e a técnica da Educação. (Prof. C. Mattos). Esse conceito é completo porque abrange todos os aspectos fundamentais da pedagogia. Ela, não se refere apenas às práticas escolares, mas a um imenso conjunto de outras práticas.

No Campo de Conhecimento a pedagogia é conjugada e constituída por diferentes formas e tipos de conhecimentos, sob a mediação da ética e da política.

O estudo conclui e considera um conceito ampliado de pedagogia, embora gerado a partir da educação escolar, possibilita e facilita não só processos educativos que acontece nas escolas, mas também os acontecimentos em espaços fora da escola.

   2.5 OBJETIVO

O objetivo é contribuir com a compreensão epistemológica da pedagogia iniciando uma certeza de mudanças do paradigma evolvendo o que é a docência. O campo educar é grande, a educação acontece em vários lugares, na família, no trabalho, na rua, na fábrica, nos meios de comunicação, na política e na escola. De maneira que não devemos resumir a educação ao ensino e nem a pedagogia a métodos de ensino. Se há uma diversidade de práticas educativas, existe também várias pedagogias: a pedagogia familiar, a pedagogia sindical a pedagogia dos meios de comunicação etc., além é claro da pedagogia escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com